publicidade

Saavedra

Duplicação 

BR-280 fica de fora em vistoria do Ministro da Infraestrutura a SC

Compartilhe

Por Saavedra
18/06/2019 - 11h00 - Atualizada em: 18/06/2019 - 11h00
(Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

Mesmo contando com cinco deputados federais na região de abrangência da obra, a duplicação da BR-280 ficou fora do roteiro de vistoria às obras federais em Santa Catarina feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas Talvez na próxima visita a bancada do Norte tenha melhor sorte.

Em Itajaí, o ministro Tarcísio citou a 280, junto com a BRs 470 e 282 como "prioridades" do governo federal. Em relação a BR-280, ele alegou que as obras estão "andando bem", inclusive o túnel.

No ano que vem, é possível que o DNIT consiga liberar trechos duplicados da BR-280 nos lotes de Jaraguá e Guaramirim, onde as obras estão em mais avançadas. Na manhã de segunda-feira, com a presença do ministro da Infraestrutura, foram entregues os primeiros oito quilômetros da duplicação da BR-470, entre Ilhota e Gaspar, em entrega em conta-gotas. 

Confira outras notas da coluna de Jefferson Saavedra nesta terça-feira:

Para ganhar tempo

O recape da Albano Schmidt depende da conclusão das obras de rede de esgoto da Águas de Joinville. Mas como esse trabalho deve ser concluído até o final do mês que vem, o edital de licitação para recuperar a via já pode ser lançado logo, até para evitar perda de tempo. Já no caso da Prudente de Moares, asfaltamento a ser bancado também pelo financiamento do Banco do Brasil, nada de edital ainda. E não tem obra de esgoto.

Em atraso

A Prefeitura de Joinville ainda não está recebendo os sacos de asfalto com pó de borracha utilizado em tapa-buracos de ruas, em modalidade chamada de aplicação a frio, usada em períodos de chuvas, quando o asfalto fica seco a ponto de permitir a aplicação a quente. A vencedora da licitação já foi notificada pela Secretaria de Infraestrutura. Já o tapa-buracos tradicional continua.

Ao natural

Até agora, não há manifestação sobre o pedido da CDL de Joinville para adiar as obras de macrodrenagem do rio Mathias na Visconde de Taunay para janeiro, após o período de festas – ainda que as obras de realocação de redes de água e esgoto já tenham começado, trabalho este com duração até setembro. Mas como as obras do Mathias ainda dependem de entendimento da Prefeitura com as empresas, talvez a intervenção na Visconde fique mesmo para o ano que vem naturalmente.

Ação das licenças

O Ministério Público tem ação contra o governo do Estado e Prefeitura cobrando a liberação de novas obras viárias – como a duplicação da Hans Dieter Schmidt e da Edgar Meister – no Distrito Industrial somente após o licenciamento ambiental das vias já existentes, boa parte delas implantadas ainda nos anos 80. A ação é de 2017 e teve liminar negada no ano passado. Estado e Prefeitura alegaram que, em caso de novas obras, vão solicitar licenciamento.

Interinidade de Nelson Coelho

Devido a viagem de Udo Döhler, Nelson Coelho assume a Prefeitura de Joinville nesta terça-feira (18), em interinidade como prefeito até domingo. O vice-prefeito é um dos cotados para concorrer a prefeito em 2020. Mas não há como saber, pelo menos agora, se será o candidato governista ou virá a concorrer por outra legenda que não o MDB. O vice-prefeito não tem se manifestado muito sobre a disputa. 

Indenização

Em decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Joinville, construtora foi condenada a pagar R$ 35 mil pelo lançamento de esgoto sem tratamento adequado em rede de drenagem, ocorrido entre 2011 e 2014. A ação foi do Ministério Público. 

Inclusão

Darci de Matos considera a reforma da Previdência “pela metade” se for mantida a posição da relatoria do projeto em excluir Estados e municípios. “Não pode mexer nisso, quem vai fazer a reforma depois nos Estados e municípios?”, diz o deputado do PSD.

Parceria para cães

Tânia Larson defendeu a parceria com ONG para o abrigo de pitbulls e cães de raças de maior porte abandonados nas ruas de Joinville. “Está um caos”, resume a vereadora. Ainda que muitos desses cães sejam dóceis, há quem tenha receio de adotar. E há também os cachorros mais agressivos que não podem ser doados, segundo Tânia. No Centro de Bem Estar Animal, há cães nessa condição, por isso a sugestão para parceria da Prefeitura com ONG. 

Presidência

Na primeira reunião do atual mandato, o Conselho da Cidade de Joinville elege nesta terça-feira (18) o presidente da entidade para os próximos três anos. Há articulações de diferentes grupos para tentar emplacar alguém no cargo. O resultado ajudará a mostrar como estão as composições entre os novos conselheiros. 

Arquivo

A Câmara de Joinville arquivou nesta segunda-feira (17) projeto de Natanael Jordão (PSDB) de criação de programa de entrega de remédio em casa. Parecer técnico apontou a inviabilidade legal da proposta. 

Convites

A assessoria da Prefeitura de Joinville estranhou as queixas sobre a ausência do pessoal do Executivo na reunião com a presença de Kim Kataguiri para falar sobre licenciamento ambiental: não veio convite para o gabinete do prefeito nem para a Secretaria do Meio Ambiente, só para a pasta do Planejamento. 

Acij

Na abordagem sobre a visita do governador Carlos Moisés à entidade na sexta (14), quando foram anunciados investimentos, a Acij deu um voto de confiança. "O estilo do governador Moisés não é o de prometer, mas o de falar somente quando o assunto tiver a solução. Novo formato de governar", alegou a associação empresarial. É um novo momento: no final de abril, a Acij se queixou da falta de informações do governo do Estado sobre os pleitos da cidade, sem indicativo, naquele momento, de que seriam atendidos.

Leia também: SC não tem crédito para captar financiamentos, diz governador

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade