nsc
    nsc

    Pesquisa

    Cai o número de nascimentos por mães com menos de 19 anos em Joinville

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    14/10/2019 - 10h18 - Atualizada em: 14/10/2019 - 10h25
    Foto: Arquivo AN

    Nos últimos anos, caiu o número de nascimentos de filhos de mães mais jovens em Joinville. Em 2018, foram 751 bebês de mães com até 19 anos. Foi o mais baixo da série histórica iniciada em 1996 e em 2019 está sendo menor ainda. No final dos anos 90, eram 1,6 mil bebês por ano, levando em conta mães dessa faixa etária. Há 10 anos, já estava na casa dos mil. Dali em diante, a queda continuou e deve se repetir em 2019.

    As mesmas estatísticas sobre natalidade da Secretaria de Estado apontam fenômeno inverso entre as mães com mais de 40 anos: no ano passado, foram 254 bebês nascidos de gestantes dessa faixa etária. Nunca o número foi tão alto, desde 1996. Mesmo em 2019, já são 209 bebês, acima do registrado no ano passado, no mesmo período. Não houve variação significativa no número total de nascimentos em Joinville, envolvendo mães de todas as idades: gira em torno de 8 mil por ano.

    Sem liminar

    A Justiça negou liminar na ação apresentada no mês passado pelo MP com cobrança de realização de cirurgias de varizes em até quatro meses, em processo aberto contra a Prefeitura de Joinville e governo do Estado. A alegação foi de que não há urgência. O tempo médio na fila é de um ano. Hoje são 190 pacientes à espera, sendo que outros 185 foram atendidos no ano passado.

    Audiência

    No encontro de sexta-feira, a conversa do governador Moisés com o deputado Sargento Lima ficou concentrada no reajuste dos praças da Polícia Militar.

    Reunião

    O resultado foi a definição de nova reunião, na quinta-feira, entre os secretários da Fazenda e da Casa Civil com a direção da Aprasc, além de Lima.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas