publicidade

Navegue por
Saavedra

Embate

Câmara de Joinville chega ao quarto dia com atividades paralisadas

Compartilhe

Por Saavedra
07/02/2019 - 06h00 - Atualizada em: 07/02/2019 - 06h00
câmara
(Foto: )

*Por Cláudia Morriesen

A formação de dois blocos parlamentares está causando um embate na Câmara de Vereadores de Joinville. Sem consenso para a votação das comissões permanentes de 2019, não é possível seguir com as sessões em Plenário — a primeira, na segunda-feira, não chegou a ser concluída. Era nela que deveriam ser definidas as comissões permanentes de 2019, como ocorre todos os anos. 

Na segunda-feira, vereadores do PR, PSB, PSC, Solidariedade e PSDB informaram a criação de um bloco com 11 membros, o que levantou discussões que causaram a suspensão da sessão.

Na tarde de terça-feira, outro bloco foi apresentado na continuação da sessão, formado por MDB, PDT e Pros, com sete membros.

A discussão parou porque o vereador Pelé, vice-presidente municipal do Partido da República, não aceitou que o partido fizesse parte do bloco. O entrave começou na terça-feira e quarta à noite o partido se reuniu para definições. À coluna, Pelé afirmou que não tem intenções de voltar atrás: não foi consultado sobre o bloco e 

não pretende participar dele. 

Maurício Peixer, presidente do diretório municipal do PR, já informou que, se não chegassem a um acordo dentro do 

PR, iria judicializar o caso. Além disso, ele informou que uma denúncia contra Pelé feita pelo vereador Odir Nunes (PSDB) quarta-feira, durante a reunião formada para resolver o impasse, complicou a situação e também seria resolvida na Executiva do partido. 

Na terça, o bloco parlamentar formado por PR, PSB, PSC, Solidariedade e PSDB pediu obstrução da sessão. Prevista pelo Regimento Interno, ela acontece quando um grupo de parlamentares decide não participar de uma votação, retirando-se do quórum.

Sozinho

Com a formação dos dois blocos parlamentares, a minoria é composta unicamente pelo PSD. O vereador Fabio Dalonso é seu único representante. 

Em obras

A Delegacia Regional de Joinville passa por obras para se adequar às regras de acessibilidade. O prédio e seu entorno já possuíam ajustes neste sentido, mas uma ação civil pública indicou que eram necessárias outras adequações.

Contas de luz

Nesta quinta-feira (07), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) irá se reunir com representantes dos Procons estadual e de Florianópolis, da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e da Celesc, em Florianópolis, para tratar da suposta cobrança abusiva na conta de luz do mês de janeiro. A reunião será fechada e será conduzida pelo promotor de Justiça Marcelo Brito de Araújo e pela Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, a promotora de Justiça Greicia Malheiros da Rosa Souza. A Celesc alega que não houve erro e que houve alta no consumo nos últimos dois meses por causa do calor intenso no verão de Santa Catarina.

Febre amarela

A baixa procura por imunização contra a febre amarela em Joinville levou a uma ação estratégica: ações de vacinação nos bairros, em unidades de saúde e escolas e centros de educação infantil. Nesta semana, foi no Boa Vista — o bairro é o que concentra o maior número de focos do mosquito transmissor na cidade. Na semana que vem, alunos da rede municipal levarão um informativo aos pais para que os familiares os acompanhem até as unidades de ensino para imunização das crianças e também dos adultos.

58% da meta atingida

Até agora, pouco mais de 200 mil moradores de Joinville foram vacinados. A meta é chegar a 350 mil, que é o grupo prioritário, formado por pessoas de nove meses a 59 anos.

Trânsito na Serra

Fábio Dalonso (PSD) protocolou um projeto para regular o trânsito de cargas perigosas na SC-418, a Serra Dona Francisca. A proposta pretende, por exemplo, proibir o tráfego entre 18h e 7h, e estabelece multas em caso de descumprimento das regras.

*O colunista Jefferson Saavedra está de férias. Volta a escrever neste espaço no dia 8 de março.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação