nsc
nsc

publicidade

EM PONTOS ESTRATÉGICOS

Campanha contra doação de esmolas terá 42 placas em Joinville

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
17/07/2019 - 15h30

A nova versão da campanha contra doação de esmolas em Joinville vai espalhar 42 placas pela cidade, em pontos considerados estratégicos. A mobilização, uma parceria da Secretaria de Assistência Social com a CDL, vai se encarregar também da divulgação dos canais de atendimento para a população de rua. A campanha terá o slogan “Não dê Esmolas, Ajude de Verdade”. O tema foi tratado nesta terça-feira em reunião de entidades empresariais. 

Neste momento, está sendo preparada a ampliação do atendimento no Restaurante Popular do Bucarein, com oferta de café da manhã. O conselho e a entidade responsável pela gestão do restaurante estão analisando. Nas próximas semanas, a casa de passagem no Adhemar Garcia deverá abrir as portas, com oferta de 15 vagas por dia – neste momento, a construção mantida por entidade está em reformas. Em estimativa, Joinville teria hoje 800 moradores de rua. 

Moinho

A compra do Moinho Joinville pela Fiesc e a consequente reutilização da construção abre a possibilidade de a reabertura do passeio em frente ao imóvel, de frente para o rio Cachoeira. Nos anos 90, houve movimento para a abertura da passagem, para uso público. Mas a iniciativa não foi adiante e a via ficou fechada.

Na mesma rua, em direção ao Sul, há uma ponte ferroviária sobre o rio Jaguarão. A estrutura foi incluída em 2013 no cadastro da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville. Construída em 1910, a ponte fez parte do antigo ramal Bucarein, da RFFFSA.

Na hora da tosa e banho

Os estabelecimentos de Joinville de tosa e banho de animais terão dois anos para atender à lei em vigor desde a última segunda-feira, com obrigação de que os procedimentos sejam realizados em espaço que possa ser visto pelos clientes. Se não for possível deixar o espaço à vista, por limitações físicas, por exemplo, aí então o estabelecimento terá de instalar sistema de câmeras para os donos acompanharem o banho e a tosa dos cães e gatos em outra sala ou pela internet.

Qual a versão?

A coluna se baseou nas considerações da vereadora Tânia Larson, autora do projeto, para abordar a nova lei. Mas pela legislação publicada pelo Diário do Município, essa situação não está clara, só fazendo a distinção para microempresa e empresas de pequeno porte. A vereadora alega que o projeto passou por emendas e a versão publicada está equivocada – a Prefeitura recebeu o texto dessa forma, vindo da Câmara. Será solicitada a correção da lei.

Leia também: Cinco cachorros vítimas de maus-tratos são resgatados em Joinville

Bancos

O maior uso do plástico nos bancos do ônibus no transporte coletivo de Joinville foi motivado pela maior praticidade na limpeza (estofado demorava mais para secar) e também pelo asfaltamento de ruas até então cobertas de paralelepípedos, o que reduziu o desconforto. Isso foi lembrado em reunião ontem na Câmara. Mas, com a deterioração das ruas, tais bancos acabaram perdendo conforto.

Palpites

Apresentar sugestões do que deverá ser feito com o Moinho Joinville será um hábito na cidade por um bom tempo.

Saúde

O MP abriu procedimento para acompanhar o cumprimento de decisão judicial com determinação de regularização de filas nas consultas em dermatologia em Joinville.

Conversas

Tufi Michreff participou de reunião do Patriotas, mas garante estar apenas em conversas, permanecendo, por enquanto, no MDB de Joinville.

Acaraí

A Prefeitura de São Francisco do Sul solicitou ao IMA renovação de licença ambiental para a abertura da barra do rio Acaraí.

De novo

Odir Nunes (PSDB) voltou a fazer elogios a Rodrigo Coelho (PSB). Foi durante a sessão de ontem da Câmara.

Valendo

A mudança no estudo de impacto de vizinhança, com regras mais flexíveis, entrou em vigor ontem em Joinville.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Últimas do colunista

Loading interface...
Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

publicidade

publicidade

Mais colunistas

    publicidade

    publicidade

    Mais colunistas