Em novo avanço, Araquari terá índice maior do ICMS no ano que vem, passando do atual 1,43% para 1,45% – esse é a fatia que o município terá direito no montante que retorna para as prefeituras. Com o desempenho, a cidade vizinha a Joinville se consolida no grupo de dez cidades com maior parcela no imposto, posição conquistada pela primeira vez em 2025. O índice do ICMS é calculado, em grande parte, com base no desempenho econômico dos municípios. O avanço que já vem de mais de uma década.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
Com 52 mil moradores, Araquari é cidade menos populosa do G-10 do ICMS no Estado, ainda que a população tenha mais do que dobrado desde 2010 – cresceu 110%. Entre as dez cidades com maior retorno do imposto no Estado, somente Jaraguá do Sul, com 199,5 mil moradores, e Brusque (155,3 mil) não passaram da marca de 200 mil habitantes.
Há 15 anos, Araquari tinha fatia de 0,25% e ocupava a 74ª colocação no ranking estadual do ICMS. Desde então, a cidade tem recebido investimentos industriais e logísticos, principalmente nos eixos das BRs 101 e 280, em processo que havia iniciado ainda na década anterior. O símbolo maior da industrialização, a fábrica da BMW, entrou em operação em 2014.









