nsc

publicidade

Discussão

Coleta seletiva pode ser reduzida a partir de 2020 em Joinville

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
16/10/2019 - 21h00
(Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

Em reunião nesta terça-feira (15) na Câmara de Joinville, surgiu a informação de que a coleta seletiva oficial tem possibilidade de ser reduzida a partir do ano que vem por causa da queda na quantidade de recicláveis disponível para ser recolhida. Pelo menos o tema deverá ser levado pela concessionária da limpeza urbana à Prefeitura. A discussão no Legislativo foi feita justamente sobre a falta de material para as cooperativas devido à coleta clandestina. A Prefeitura alega estudar a questão, mas ainda não há medidas a serem tomadas. 

Licença da ponte

A audiência pública de hoje é uma etapa a ser vencida, mas ainda não há como garantir se a licença ambiental da Ponte Joinville será liberada ainda neste ano, como acredita a Prefeitura. O Instituto do Meio Ambiente não trabalha com estimativas de prazo nesse tipo de licenciamento. Antes da concessão da licença, a obra entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista não pode ser licitada.

Concurso da guarda

O concurso da Guarda Municipal de Joinville, aberto nesta semana, está oferecendo cinco vagas, mas mais aprovados deverão ser chamados porque também está sendo formado cadastro de reserva técnica. É que se colocar um número maior de vagas, já na largada, seria necessário fazer a convocação, obrigatoriamente. O salário inicial é de R$ 3,2 mil mil, com possibilidade de adicional de periculosidade e gratificação de função.

Decreto da outorga da cota

A publicação do decreto de regulamentação da outorga onerosa, feita nesta terça-feira (15) pela Prefeitura de Joinville, libera a utilização de imóveis que deixaram de ser cota 40 após passarem por mineração ou terraplanagem. Claro que as construções precisam atender outras obrigações, como as demais edificações, mas agora há essa possibilidade. O terreno pretendido pela Havan para instalação da terceira loja, na rua Santa Catarina, está nessa condição.

Desde abril de 2018

Os terrenos poderão receber atividades que estejam previstas no zoneamento do entorno. Vai valer também para os terrenos em áreas de expansão urbana. O decreto da outorga define as regras para o cálculo a ser feito pelo proprietário para “reaproveitar” o imóvel. Na área urbana, o montante a ser pago será entre 3% e 15% do valor do imóvel. Com alterações, o tema de reutilização dos imóveis que deixaram de ser cota 40 vem sendo discutido em Joinville desde abril do ano passado, quando o primeiro projeto sobre a questão foi enviado pela Prefeitura à Câmara. São pelo menos sete imóveis em condições de serem contempladas.

Na Capital

O governador Carlos Moisés recebeu o prefeito Udo Döhler para uma conversa nesta terça-feira (15) em Florianópolis, na companhia de Fernando Krelling – foi o deputado que marcou o encontro, em contato com a Casa Civil ainda no mês passado. Udo confirmou o pedido de que Krelling seja o interlocutor das demandas de Joinville junto ao governo do Estado. Mais uma vez, o prefeito levou os pedidos da Prefeitura, em grande medida já apresentados ao governador.

Excepcional

Udo qualificou a conversa como “excepcional”. A política também entrou na conversa, mas sem divulgação de detalhes. Krelling é pré-candidato ao MDB a prefeito, em nome governista. Até agora, por outro lado, o governador ainda não deu declarações públicas sobre eventuais preferências dele para concorrer pelo PSL em Joinville.

Com obras

O já complicado trânsito da rua do Príncipe ficou ainda mais tumultuado com as obras de drenagem do rio Mathias, com impacto em toda a área central.

​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade