nsc
nsc

publicidade

METRAGEM LIBERADA É 5% MENOR DO QUE AUTORIZADA EM 2018

Construção civil em Joinville não tem retomada em 2019

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
07/11/2019 - 23h00
Residências multifamiliares, como condomínios verticais, ficam em segundo lugar entre os segmentos na metragem autorizada em 2019 (foto: Salmo Duarte)
Residências multifamiliares, como condomínios verticais, ficam em segundo lugar entre os segmentos na metragem autorizada em 2019 (foto: Salmo Duarte)

A reação no segundo semestre ainda não foi suficiente para a construção civil retomar o patamar de metragem autorizada para obras registrada em anos anteriores. Pelo balanço atualizado até o final de outubro, com base em dados da Prefeitura de Joinville, foram liberados 527 mil metros quadrados até agora, uma extensão 5% menor em comparação com o ano passado, no mesmo período.

O resultado é decepcionante porque a base de comparação, 2018, fechou em baixa em relação aos anos anteriores. Em outra forma de comparar, em 2014, a média mensal foi de 91,1 mil metros quadrados. Em 2019, está em 52,6 mil metros quadrados.

A queda na metragem em Joinville começou em 2015, quando os efeitos da crise econômica se intensificaram na cidade. No ano passado, teve ainda o impasse envolvendo a esfera de competência para a análise de licenças ambientais.

As residências unifamiliares respondem por 33% das liberações para a construção civil em 2019. As moradias multifamiliares, nas quais se incluem os condomínios verticais, ficam com 26%. As demais autorizações são para comércios, serviços, indústrias e instituições.

No emprego, a construção civil abriu 265 vagas em Joinville até setembro. No ano passado, foram 275, no mesmo intervalo.

Deixe seu comentário:

publicidade