nsc
    nsc

    Trânsito

    Coronavírus em Joinville: média na queda no movimento de veículos é de 50%, há locais com 65% de redução 

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    29/03/2020 - 09h20
    Rua do Príncipe sem movimento após suspensão das atividades no comércio (foto: Eberson Theodoro, arquivo pessoal)
    Rua do Príncipe sem movimento após suspensão das atividades no comércio (foto: Eberson Theodoro, arquivo pessoal)

    Em estimativa por amostragem, a movimentação de veículos caiu pela metade em Joinville após o decreto de situação de emergência, em providência de enfrentamento do coronavírus. As restrições foram anunciadas na quarta-feira da semana retrasada (18 de março) e passaram a ter mais impactos no dia seguinte – foi nesse momento no qual o transporte coletivo suspendeu as atividades.

    ​ ​​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus​

    A redução no movimento de veículos em 50% é baseada em amostragem com oito pontos da cidade, todos com medição de tráfego pelos radares da fiscalização eletrônica. A pedido da coluna, o Detrans repassou dados da contagem nas últimas três sexta-feiras, sempre no horário entre as 6h e 15h. Entre a primeira sexta analisada, quando não havia restrição alguma por causa do coronavírus, e a última, a redução ficou em 50%. O índice é uma média, não há uniformidade entre os locais.

    Em um dos pontos mais movimentados de Joinville, a avenida Albano Schulz (Beira-rio), perto da Ponte Azul, a queda no movimento foi superior a 60%: na sexta-passada, passaram 6 mil veículos no período analisado enquanto que o movimento anterior era de quase 16 mil. No cruzamento da Ottokar Doerfell com a continuação da Marquês de Olinda, a diminuição foi ainda maior, de 65%.

    Já na avenida Paulo Schroeder, em ponto no Petrópolis, a redução foi perto de 40%, mesmo percentual verificado na Dona Francisca, perto do cruzamento com a Estrada da Ilha. A amostra leva em conta ainda o cruzamento da Getúlio Vargas com Inácio Bastos, Quinze de Novembro (no Vila Nova), Albano Schmidt (perto da Tupy) e Tuiuti (Aventureiro).

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas