nsc

publicidade

Saavedra

perfil epidemiológico

Depressão e transtornos bipolar e de humor representam 48,1% em atendimentos psiquiátricos no Hospital Infantil de Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
12/09/2019 - 08h00
(Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

A depressão e os transtornos afetivos bipolares e de humor representam quase metade dos atendimentos do Hospital Infantil de Joinville na especialidade de psiquiatria. Mais precisamente, respondem por uma fatia de 48,1%, conforme o perfil epidemiológico do ano passado.

A dependência do álcool e drogas, junto com os transtornos de comportamento, são os motivos de 33,3% dos atendimentos. A esquizofrenia fica com 10%. O restante se divide entre outras causas. Em média, as internações duram pouco mais de 13 dias nos 14 leitos da ala de saúde mental do hospital.

Patinetes elétricos

A regulamentação do sistema de aluguel de patinetes elétricos está em análise na Câmara de Joinville. O projeto de Odir Nunes (PSDB) trata também – e principalmente – do compartilhamento de bicicletas. “Temos que nos antecipar e regulamentar antes que os serviços comecem a ser oferecidos”, diz o vereador. A proposta traz as regras para os usuários acessarem aos veículos em estações e terminais e também sem estação física, em modelo chamado de dockless. A Prefeitura também está preparando projeto de lei sobre o tema. 

A proposta de Odir traz regras sobre tecnologias a serem empregadas, como GPS e sistemas de travamento, e sobre as informações das operadoras a serem transmitidas à Prefeitura. Há ainda a previsão de cobrança de preço público junto às operadoras. Mas o detalhamento da regulamentação é endereçada pelo projeto à Prefeitura, em momento posterior.

Joinville conta com lei municipal sobre a concessão para o serviço de locação de bicicletas. No entanto, ainda que a legislação esteja em vigor desde 2013, a concorrência nunca chegou a ser realizada. O então Ippuj tinha certo entusiasmo com o aluguel de bicicletas, mas a proposta não foi adiante.

Viabilidade

Em decisão recente, a Justiça confirmou em Joinville a liminar anterior com determinação à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para conceder, em até 15 dias, a certidão de viabilidade de uso, na prática uma verificação se havia restrição à utilização de terreno. A ação foi apresentada no ano passado.

Esperados

Mais uma vez, foi citada nesta quarta-feira (11) na Câmara a iminência da recuperação das ruas Albano Schmidt e Helmut Fallgatter, com elaboração dos editais de licitação em fase final. Mas as concorrências ainda não foram abertas, ainda que as obras de instalação de rede de esgoto no bairro Boa Vista pela Águas de Joinville estejam na fase final – foi por causa desses serviços que os recapeamentos não começaram antes.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade