nsc
    nsc

    Meio-Ambiente

    Diagnóstico recomenda criação de área de proteção na Babitonga

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    14/05/2018 - 04h30 - Atualizada em: 14/05/2018 - 11h50
    Baia do babitonga
    (Foto: )

    No Diagnóstico Socioambiental do Ecossistema Babitonga está clara a recomendação de criação uma área de proteção ambiental (APA) como modelo de unidade de conservação para a Babitonga. O parecer inclusive sugere decreto conjunto entre os governos federal (ICMBio) e estadual (Fatma, hoje IMA). O trecho abaixo do documento cita as vantagens de uma APA.

    “A criação de uma APA teria influência direta sobre os usuários do ambiente aquático da baía e indireta sobre o complexo industrial situado nas imediações da Baía Babitonga. Os empreendimentos podem se beneficiar de processos de certificação ambiental pelo fato de estarem inseridos no território de uma APA, a qual também atuará no cumprimento das normas ambientais relativas à poluição no corpo hídrico da baía”.

    Em outro trecho, a APA é recomendada como “uma opção em substituição à reserva de fauna preterida há mais de uma década”. Esse documento foi anexado à ação na Justiça Federal sobre a proteção da Babitonga e, mesmo cristalino na defesa de uma APA, há lideranças no Norte temerosas de que o estudo feito pelo Babitonga Ativa estaria a favor da reserva de fauna. Esse modelo mais restritivo, de reserva de fauna, até pode voltar a ser sugerido, mas não é o Diagnóstico Socioaambiental a pretender isso. 

    Devido ao temos da volta da reserva de fauna — não há manifestação do Governo Federal neste sentido — Prefeitos da região passaram a concordar com a proposta de grupo de trabalho do Governo de Santa Catarina de criar uma APA na Babitonga. 

    9,7 por dia

    Neste ano, os vereadores de Joinville está mantendo uma média diária de quase 10 pedidos de operação  tapa-buracos em determinadas ruas da cidade – há indicações para trechos, mas geralmente é um buraco específico, com o número de residência em frente. 

    De 2012

    A Secretaria de Habitação de Joinville aponta o plano de manejo como estratégia para a regularização fundiária no Morro do Amaral, tema de ação do MP (já com liminar) e de notificação de ocupações irregulares. O plano está previsto desde 2012 na lei municipal de criação de reserva sustentável na localidade. Até foi feito orçamento em 2012, mas não foi adiante. A Prefeitura também não conseguiu conter novas ocupações. 

    Quase lá

    Com 9,5 mil votantes, o colégio eleitoral de Balneário Barra do Sul já se aproxima do tamanho da população, estimada em 10,3 mil pessoas. Em Garuva, o eleitorado é um pouco maior, de 10,2 mil pessoas. Mas a população chega a 17,5 mil moradores. 

    Lembrança 

    Por algum motivo, Eduardo Pinho Moreira resolveu lembrar na inauguração da Santos Dumont que Luiz Henrique teve coragem para renunciar à Prefeitura de Joinvile em 2002 para concorrer ao governo do Estado. Pinho foi o vice de LHS, eleito em outubro daquele ano.

    Quase a metade

    Nenhum hospital público de Joinville tem atendimento tão regionalizado quanto o Infantil: neste ano, de 100 internados, 48 eram de outras cidades – no São José, são 19 de vindos de outros municípios para cada grupo de 100 internados. Pelo perfil especializado pediátrico, a unidade mantida pelo governo estadual é referência em Santa Catarina. 

    É só escritório

    O TJ manteve decisão em primeira instância favorável à empresa de Joinville interessada em alterar sua documentação: a Prefeitura não havia aceitado o pedido porque as atividades previstas no contrato não eram permitidas pelo zoneamento naquele ponto da cidade, em área perto do Centro. A empresa alegou que mantém, há anos, apenas a sede administrativa no local, não pretende, por exemplo, construir barragens ou produzir energia elétrica no local. O Judiciário concordou e mandou o município analisar a documentação.  

    Não serviu

    Sem uso há 12 anos e sem parte das peças, a draga cedida no ano passado pela Cidasc para os municípios da região de Joinville está saindo dos planos das prefeituras. Em Barra Velha, onde a máquina está parada, o plano é contratar outro equipamento, por meio de permuta, para desassorear a lagoa. 

    Com palanque

    O presidente do PDT/SC, Manoel Dias, garante que o palanque para Ciro Gomes em SC estará disponível na aliança de onze partidos em formação no Estado para a disputa da eleição, ainda que existam siglas na lista com outros candidatos a presidente. Na disputa majoritária, o PDT terá pelo menos a suplência de um dos candidatos ao Senado.

    As listas

    Na corrida para deputado federal, Manoel Dias será o único candidato. Para a Assembleia, são 18 interessados, com Rodrigo Bornholdt já apresentado como pré-candidato por Joinville. Nas duas disputas, o PDT vai participar com alianças. Na eleição para governador, Gelson Merisio (PSD) é o nome mais cotado do grupo para concorrer ao cargo.

    Poucos

    A assessoria da Prefeitura de Joinville alega que só restam três galos de rinha no Centro de Bem Estar Animal. Os demais foram adotados nos últimos meses. 

    Sem convite...

    O ex-governador Raimundo Colombo não apareceu na inauguração da Santos Dumont porque não foi formalmente convidado. Nem pelo governo do Estado nem pela Prefeitura de Joinville. Foi no governo Colombo que quase toda a obra foi realizada.

    Só interessados, sem venda

    Há interessados na compra do terreno da rodoviária de Joinville, de propriedade do Ipreville. Até aceitariam dar prazo para a desocupação (claro que é sondagem, esse tipo de negócio passaria por concorrência etc.). Mas como não há recursos da Prefeitura para construir um terminal rodoviário em outro local, o Ipreville não pensa em se desfazer em curto prazo do terreno no Anita Garibaldi. Mas estuda a possibilidade de criação de um mecanismo que permita esse tipo de negócio.  

    Assaltos contra motoristas

    No início do ano passado, Joinville teve 175 assaltos contra motoristas, conforme os boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil. Agora em 2018, também levando em conta os dados até março, foram 67 casos, segundo o balanço divulgado na sexta. Ou seja, caiu mais do que a metade. A redução das ocorrências já vinha desde o segundo semestre do ano passado e continuou em 2018.

    Quase a metade

    Nenhum hospital público de Joinville tem atendimento tão regionalizado quanto o Infantil: neste ano, de 100 internados, 48 eram de outras cidades – no São José, são 19 de vindos de outros municípios para cada grupo de 100 internados. Pelo perfil especializado pediátrico, a unidade mantida pelo governo estadual é referência em Santa Catarina. 

    É só escritório

    O Tribunal de Justiça manteve decisão em primeira instância favorável à empresa de Joinville interessada em alterar sua documentação: a Prefeitura não havia aceitado o pedido porque as atividades previstas no contrato não eram permitidas pelo zoneamento naquele ponto da cidade, em área perto do Centro. A empresa alegou que mantém, há anos, apenas a sede administrativa no local, não pretende, por exemplo, construir barragens ou produzir energia elétrica no local. O Judiciário concordou e mandou o município analisar a documentação. 

    Não serviu

    Sem uso há 12 anos e sem parte das peças, a draga cedida no ano passado pela Cidasc para os municípios da região de Joinville está saindo dos planos das prefeituras. Em Barra Velha, onde a máquina está parada, o plano é contratar outro equipamento, por meio de permuta, para desassorear a lagoa. 

    Ottokar 

    Hoje tem interdição parcial em um dos pontos mais movimentados de Joinville: será no sentido Centro-bairro na Ottokar Dorffel, perto do cruzamento com a Marajó. O local será recapeado. A Marajó também será interditada para as obras. 

    Gripe A

    Mais dois casos foram confirmados em maio e o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica confirma três registros de gripe A em Joinville neste ano, sem óbito. A campanha de vacinação está em andamento nas unidades de saúde e a partir de hoje, o posto instalado no Centreventos atende entre às 18h e 21h (segunda a sexta).

    Leia todas as publicações de Saavedra

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas