nsc
    nsc

    Votação

    Eleições 2020 em Joinville: apatia pode influenciar mais na abstenção do que pandemia

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    16/10/2020 - 14h07
    Joinville tem 403 mil eleitores habilitados ao voto
    Joinville tem 403 mil eleitores habilitados ao voto (Foto: Tiago Ghizoni, arquivo NSC)

    A menos de um mês do primeiro turno nas eleições 2020, o temor de avanço da abstenção continua em Joinville, pelo menos entre parte das candidaturas. No período das convenções, a pandemia motivava a expectativa de maior ausência dos eleitores na votação por causa da gravidade dos indicadores naquele momento, entre o final de julho e início de agosto. Os números do coronavírus recuaram em Joinville, ainda que continuem elevados. Mas neste momento, a apatia do eleitorado alimenta as desconfianças de maior abstenção em intensidade maior do que a pandemia.

    > ​​Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

    > Eleições 2020 em Joinville: sai decisão sobre representação de propaganda irregular em templo

    Com número recorde de candidatos a prefeito, 15, e a vereador (pela primeira vez com mais de 500 concorrentes), havia uma expectativa de maior interesse na eleição em Joinville, afinal, eram mais candidaturas na busca da atenção dos eleitores e do voto. No entanto, até agora, a fragmentação não foi suficiente para ampliar o interesse pela disputa.

    Na eleição municipal passada, em 2016, a abstenção foi uma das baixas das últimas quatro décadas, com 8,5% dos eleitores deixando de votar. Em 1988, foram 6,8% aptos ao voto sem ir às urnas, o menor índice do período. Os recordes de abstenção para o primeiro turno em Joinville em eleições municipais ocorreram em 2012 e 1996, com 13,2% dos eleitores faltantes.

    PELO PAÍS

    O tema da abstenção está no radar da Justiça Eleitoral no País. A adoção de regras sanitárias para oferecer segurança aos eleitores na votação é uma das principais ações nas atuais eleições. O episódio de adesão expressiva de mesários voluntários é utilizado como um exemplo da confiança na participação do eleitorado na eleição.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas