nsc
    nsc

    SEM FATURAMENTO

    Empresas de ônibus de Joinville dizem entender medidas de prevenção; mas suspensão tem impactos

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    27/03/2020 - 18h24 - Atualizada em: 27/03/2020 - 19h32
    Corredor de ônibus da rua 9 de Março sem movimento: suspensão do transporte coletivo vai chegar a 21 dias (foto: Eberson Theodoro, arquivo pessoal)
    Corredor de ônibus da rua 9 de Março sem movimento: suspensão do transporte coletivo vai chegar a 21 dias (foto: Eberson Theodoro, arquivo pessoal)

    As empresas de ônibus de Joinville garantem entender as medidas de prevenção ao coronavírus, mas também se dizem “preocupadas” com a paralisação no transporte coletivo, determinada pelo governo do Estado ainda na semana passada e estendida até 8 de abril como forma de enfrentamento à pandemia. O período de 21 dias de suspensão representa 75% da receita das permissionárias em um mês, enquanto que somente a despesa de pessoal representa 50% do custo de operação. Ou seja, o pagamento da folha terá de vir de alternativas. O transporte coletivo de Joinville mantém dois mil empregos diretos.

    A prefeitura de Joinville está estudando uma forma de permitir a utilização de parte da frota do transporte regular como fretamento. Seria a fórmula para atender a maior demanda por passageiros a partir da semana que vem, quando mais atividades econômicas serão permitidas. Mas ainda não há definição. A prefeitura anunciou ainda a suspensão do pagamento do ISS das empresas por 90 dias, mas a medida só tem eficácia a partir da volta da circulação dos ônibus, afinal, com a paralisação, não há como gerar receita tributável.

    Na entrevista desta sexta-feira sobre as ações contra o coronavírus, o governador Carlos Moisés reafirmou a manutenção da suspensão do transporte coletivo no Estado, mesmo com a retomada de mais setores econômicos. A proibição seria para reduzir os riscos de contágio. Para o governador, as pessoas terão de buscar “alternativas” para se deslocar ao trabalho.

    ​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas