Navegue por

publicidade

Saavedra

Fiscalização

Fiscalização eletrônica passa por auditoria em Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
16/04/2018 - 06h35 - Atualizada em: 16/04/2018 - 06h32
Foto: Salmo Duarte
(Foto: )

A falta de comprovação do uso da receita das multas exclusivamente em investimentos previstos no Código de Trânsito está entre os indícios de irregularidades encontrados em auditoria realizada em Joinville pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Conforme lista divulgada na sexta-feira pelo órgão, faltam também estudos técnicos sobre as causas dos acidentes de trânsito, uma exigência do Código de Trânsito – a inexistência desse levantamento compromete a análise da eficácia do uso dos radares. Além de Joinville, as cidades de Concórdia, Joaçaba, Itajaí, São Miguel do Oeste, Ituporanga e Jaraguá do Sul estão passando por auditorias nos sistemas de fiscalização eletrônica de trânsito. Em todas as cidades foram encontrados problemas, segundo os relatórios preliminares. Agora os municípios terão prazo para defesa antes da análise final pelo TCE.

Em Joinville, a apuração do tribunal começou em setembro, com análise do contrato feito pelo Detrans em 2015, quando Joinville retomou os serviços de fiscalização eletrônica. Hoje, são pouco mais de 100 radares em operação na cidade. No ano passado, a arrecadação com as infrações de trânsito chegou a R$ 29 milhões. Em 2018, está em R$ 8,2 milhões até agora.

O Código de Trânsito determina o uso das receitas das multas em sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação no trânsito. 

Em janeiro, o Detrans voltou a divulgar relatórios específicos sobre a arrecadação com as infrações de trânsito. O TCE ainda não divulgou detalhes sobre a auditoria em Joinville.

 

 

Veja também: Acidente com contaminação em Garuva reacende alerta na Serra Dona Francisca Multas nos corredores de ônibus em Joinville superam a média de seis por dia

Leia outras publicações de Saavedra

 

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação