publicidade

Navegue por
Saavedra

Política

Indicação altera ânimos na Câmara de Vereadores de Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
08/02/2019 - 06h00 - Atualizada em: 08/02/2019 - 06h00
camara de vereadores
(Foto: )

Por Cláudia Morriesen*

O impasse que leva a Câmara de Vereadores de Joinville a chegar ao fim da semana sem concluir a sessão de segunda-feira trouxe à tona outra situação que causa discussões dentro do Partido da República (PR).

Se o vereador Pelé, vice-presidente do diretório municipal do partido, acusa Maurício Peixer, presidente municipal do PR, de formar um bloco com outros partidos sem consultá-lo; na terça-feira o vereador Odir Nunes levou ao plenário que Pelé realizou uma indicação a cargo comissionado na Prefeitura de Joinville — e, segundo Peixer, o nome não havia passado pelo partido, como é de praxe.

O indicado foi nomeado nesta segunda-feira, segundo registro no Diário Oficial do município. Paulo Roberto Tonello de Godoy, 24 anos, assumiu o cargo de coordenador I da Subprefeitura da Região Sudoeste — ele é namorado da filha de Pelé há cerca de oito meses. O assunto foi discutido na reunião do partido na quarta-feira à noite. De acordo com Pelé, o currículo de Paulo já havia sido levado ao gabinete do Prefeito no início de sua legislatura, em 2017, com aval do partido (e antes do início do relacionamento), mas só agora surgiu a vaga.

Pelé confirmou o relacionamento do indicado com sua filha e justificou que ele possui competência para o cargo, o que motivou a indicação. Ele chegou a falar no Plenário que pediria a exoneração do jovem caso a situação fosse ilegal, mas, à coluna, quinta-feira, informou que não vai fazer o pedido.

Em nota, a Prefeitura informou que as indicações políticas para fazerem parte do governo são avaliadas. Uma das análises é referente ao grau de parentesco com integrantes do Executivo, para não haver nepotismo. A Prefeitura também informou que o cargo de coordenador em Subprefeitura não exige qualificação técnica para a função – Paulo é técnico em ferramentaria.

Parada

Quinta-feira não houve sessão na Câmara, já que os vereadores ainda negociam as participações nas comissões. Ela foi suspensa na segunda-feira pelo vereador Richard Harrison (MDB) e um pedido de obstrução foi feito por Peixer na terça-feira. É possível que as atividades só sejam retomadas na segunda.

Negociações

O bloco formado pelo PR, PSC, PD, PSB e PSDB agora tenta negociar a presidência, com a maioria, nas comissões de Finanças e Urbanismo, cedendo a presidência da comissão de Legislação aos vereadores do bloco formado por MDB, PDT e Pros.

Obras

Uma das etapas da ampliação da ETA Cubatão é a instalação das novas tubulações dos filtros de água. Em fevereiro, a obra chega a 70% de sua execução. A conclusão da ampliação está prevista para o fim do primeiro semestre de 2019.

Conselho da juventude

O Conselho Municipal da Juventude de Joinville abriu as inscrições para interessados em participar do fórum de eleição dos nove representantes da sociedade civil. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura de Joinville até 18 de fevereiro. O Fórum ocorre no dia 19 de fevereiro, às 19h30, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville.

*O colunista Jefferson Saavedra está de férias. Volta a escrever neste espaço no dia 8 de março.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação