nsc
    nsc

    Expansão

    Joinville alcança a marca de 30 casos por dia de dengue em abril

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    18/04/2020 - 10h04 - Atualizada em: 18/04/2020 - 10h05
    No acumulado do ano, são 725 casos; mais de 800 pacientes aguardam por resultado de exames (foto: Salmo Duarte, AN)
    No acumulado do ano, são 725 casos; mais de 800 pacientes aguardam por resultado de exames (foto: Salmo Duarte, AN)

    Em abril, até a última sexta-feira, a dengue atingiu a média de 30 novas contaminações por dia em Joinville, chegando a 725 casos no acumulado do ano. São pacientes que contraíram doença na cidade (autóctone). Há ainda 808 pacientes aguardando o resultado de exames. O número poderia ser ainda maior se fosse adotado o diagnóstico médico, não somente por exames laboratoriais.

    Os mutirões de limpeza estão sendo reforçados, mas é possível que somente após a queda nas temperaturas os números comecem a despencar. Ainda assim, o trabalho de limpeza de quintais e calhas neste momento contribui para evitar a proliferação do mosquito não somente agora: os benefícios são sentidos mesmo depois do inverno, com a eliminação dos ovos do aedes aegypti – os ovos podem durar vários meses (pode passar de um ano), até que apareçam condições favoráveis para o surgimento das larvas.

    A expansão sem precedentes da doença em Joinville – foram quatro casos autóctone em todo o ano passado, por exemplo – ocorre no momento do enfrentamento do coronavírus. As medidas de prevenção não trouxeram os resultados esperados e os mutirões de limpeza de quintais voltaram a ganhar força. Mas com a escalada dos casos, O risco é de que o panorama só mude no inverno.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas