nsc

publicidade

Saavedra

Estimativa

Joinville ganha cerca de 160 novos moradores por semana

Compartilhe

Por Saavedra
16/09/2019 - 07h00
Joinville chegou a 590 mil residentes (Foto: Carlos Junior)

Em nova atualização sobre o crescimento da população de Joinville, a cidade está ganhando 160 novos moradores por semana, em média. A maioria é formada pelos nascidos no município, enquanto que fatia menor é formada pelas pessoas que  vêm de outras cidades. O cálculo é uma estimativa baseada nas comparações entre dados do IBGE e da Secretaria de Estado da Saúde. Entre o Censo de 2010 e a última estimativa populacional, Joinville ganhou 75 mil habitantes, chegando a 590 mil residentes.

Nesse período, entre setembro de 2010 (mês seguinte ao mês-referência do Censo) e os primeiros dias do mês passado (última atualização dos dados de natalidade da secretaria estadual) nasceram 72 mil pessoas em Joinville.

São bebês de mães residentes no município, filhos de moradoras de outras cidades que realizaram o parto em Joinville não entraram na conta. No mesmo intervalo, morreram pouco mais de 25 mil habitantes. Dessa forma, o crescimento vegetativo da população foi de 46,7 mil pessoas.

60 de outros locais

Os 75 mil novos moradores, então, em uma estimativa aproximada, foram alcançados com a chegada dos 28,5 mil migrantes (uma média de 60 por semana). Claro que o número é impreciso, até pode ser maior, porque também há pessoas naturais de Joinville que deixaram a cidade desde 2010. Mas não deixa de ser um saldo da migração. No ano que vem, quando for realizado o Censo 2020, será possível ter dados mais apurados do avanço da população e de suas características, como a participação da migração.

Leia também:

Sim , é pré-candidato

No encontro regional do MDB em Joinville, realizado no sábado, Fernando Krelling deixou claro estar à disposição do partido para concorrer em 2020. E se o MDB escolher outro nome, será parceiro na campanha. Enfim, o deputado estadual assumiu publicamente a disposição de disputar o cargo de prefeito de Joinville. A possibilidade dele vir a concorrer surgiu já no momento em que decidiu disputar vaga na Assembleia Legislativa, ainda em 2018. Agora, está confirmada. O pessoal do MDB endossou o anúncio.

Lembrança de 2011

No mesmo restaurante da zona Sul do encontro de sábado, o MDB apresentou Udo Döhler como novo filiado em abril de 2011, com a ficha a ser assinada no final daquele mês. Luiz Henrique e Udo não confirmaram naquela reunião a pré-candidatura do empresário a prefeito. Talvez porque Mauro Mariani ainda estivesse interessado, ainda que o então deputado tenha manifestado apoio a Udo no evento.

Pelo menos sete eleitos

Voltando a 2019, Udo fez discurso entusiasmado na reunião de sábado, prevendo crescimento do partido. Em Joinville, por exemplo, a crença foi de eleição de sucessor na disputa pela Prefeitura e na conquista de pelo menos sete vagas na Câmara (hoje são cinco). A última vez em que o MDB fez mais de sete vereadores foi em 1996, com oito eleitos, na vitória de Luiz Henrique. Mas eram 21 vagas e 14 partidos na disputa. Na eleição passada, 28 legendas lutaram por 19 vagas.

Partidos

Coronel Armando (PSL) e Rodrigo Coelho (PSB) estão no grupo de deputados que apresentaram na semana passada projeto com série de mudanças nas leis eleitoral e dos partidos, principalmente em relação à organização interna das legendas. O objetivo alegado é a busca de mais transparência e democracia, especialmente na escolha dos dirigentes e dos candidatos. Há também proposta para instituição de regras para a distribuição do fundo partidário.

Na próxima

Na primeira lista de cidades com processo seletivo para escolha de candidatos a vereador pelo Novo, entraram 17 capitais. No próximo lote, Joinville deverá estar os municípios escolhidos. Para a disputa pela Prefeitura, o partido já está com processo seletivo aberto, com participação de Adriano Silva (prefeito) e Rejane Gambin (vice).

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade