publicidade

Saavedra

Saúde pública

Justiça determina perícia por falta de investimentos em esgoto entre 1973 e 2005 em Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
20/07/2019 - 08h00 - Atualizada em: 20/07/2019 - 08h00
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Depois de longa discussão sobre quem pagaria os honorários do perito (a pendenga chegou ao STJ), a Justiça Federal determinou perícia na semana passada para calcular a indenização a ser paga pela Casan pelos danos ambientais provocados em Joinville pela falta de investimentos em esgoto durante a vigência do contrato com a cidade (entre 1973 e 2005). Os honorários terão de ser pagas pela companhia.

A perícia faz parte da execução de sentença de uma ação aberta pelo Ministério Público Federal há duas décadas. A cobrança envolveu a despoluição do rio Cachoeira, monitoramento da qualidade da água e ampliação da rede de esgoto e ligação das moradias à rede de saneamento. Parte dos pedidos foi aceita pela Justiça, com atendimento parcial. Há outra ação de execução judicial sobre a limpeza do rio Cachoeira e ampliação da rede de esgoto. 

Os aceleradores

Com a liberação pelo ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) dos R$ 13 milhões para a compra de equipamentos para a saúde, os dois novos aceleradores lineares deverão ser licitados ainda neste ano, com início do atendimento em 2020. Outros aparelhos estão na lista. Quando os dois novos aceleradores estiverem atendendo no Hospital São José, o aparelho instalado em 2011 será desativado. Mandetta esteve em Joinville na sexta para inaugurar posto na zona Sul. 

Agenda

A visita do ministro Luiz Henrique Mandetta (à direita) às unidades de saúde de Joinville, em convite de Udo Döhler, foi acompanhada por outras lideranças políticas
(Foto: )

Fica a dica

O ministro Mandetta deve ter ouvido algo para recomendar a Fernando Krelling, em tom de brincadeira, de que se estiver em campanha, deve se ter sapato de sola grossa. 

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade