As multas para quem trafega em corredores de ônibus continuam entre as infrações mais comuns em Joinville. São mais de seis notificações diárias aplicadas todos os dias pelos agentes de trânsito na cidade. 

Continua depois da publicidade

Um tipo de infração que chega até a surpreender é quantidade de motoristas que andam de luz apagada à noite: foram 350 multas por causa disso neste ano. 

 

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville define prioridades na liberação de documentos

Os primeiros documentos a serem liberados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville após a decisão judicial envolvendo o licenciamento ambiental será em relação às atividades não constantes, as atividades que não precisam de licenciamento após análise dos órgãos ambientais. Se os empreendimentos considerados não constantes pelo Instituto do Meio Ambiente (ex-Fatma) também se enquadrarem nos critérios de não constante da resolução municipal, serão revalidados automaticamente. Isso pode começar ainda em abril.

Continua depois da publicidade

 

Com recursos

As licenças para atividades não constantes, assim como as demais licenças concedidas ou em análise pelo Instituto do Meio Ambiente, precisam retornar para a secretaria municipal, conforme  decisão da Justiça Federal. Ainda está em análise se será possível considerar os condomínios em atividade não constante, como prevê resolução estadual. Há recursos contra a decisão que determinou o retorno do licenciamento para o município.

 

Pode mais

O Sindicato dos Servidores de Joinville corrige dado da coluna e informa que a limitação de reajuste do funcionalismo público em ano de eleição só vale para circunscrição da disputa: em resume, nas prefeituras, onde os cargos de prefeito não estão em disputa em 2018, é possível 

a concessão de reajuste acima da inflação. A restrição neste ano ocorre apenas nas esferas estadual e federal.

 

“Verdade”

Natanael Jordão (PSDB) considerou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de quarta como “comprovação da verdade” – o TRE manteve decisão de primeira instância que o absolveu das acusações de irregularidades na campanha de 2016. “Criaram um fantasma, me difamaram, mas eu estava com a verdade. O vereador que ajudei em 2002 quis me tirar no tapetão”, alegou Natanael, em referência ao suplente Maycon César, autor das duas das três ações julgadas pela Justiça Eleitoral.

Continua depois da publicidade

 

Operação da polícia

Tema de queixas recorrentes no entorno, o imóvel vazio na Quinze de Novembro (foi um motel, desativado há anos) foi alvo de uma operação policial em Joinville que surpreendeu pelo número de pessoas encontradas dentro da construção: foram mais de 20. Nenhum dos ocupantes tinha pendência legal e foram liberados, com orientação para deixar o local. 

 

Taxa ambiental continua em estudos em São Chico

Ainda neste semestre, a Prefeitura de São Francisco quer apresentar  em audiência pública os estudos sobre a possibilidade de cobrança de taxa para motoristas já a partir da próxima temporada, em modelo semelhante ao de Bombinhas. Na região, Itapoá também estuda a cobrança. O jornal “Santa” informou que a Prefeitura de Bombinhas arrecadou R$ 6,2 milhões com a taxa nesta temporada – ainda falta receber dos inadimplentes. 

 

Kleinübing

Com a candidatura ao governo do Estado em estudo, João Pedro Kleinübing tem encontro hoje com lideranças em Joinville para avaliar a eleição de 2018. O roteiro do deputado federal será acompanhado por Sidney Sabel, pré-candidato a deputado estadual pelo DEM de Joinville. Havia previsão de reunião com Udo Döhler, mas o prefeito terá outra agenda.

 

Demanda

A fila de espera pela cirurgia de blefarocálase, realizada nas pálpebras, motivou abertura de inquérito do Ministério Público em Joinville.

Continua depois da publicidade

 

Limpeza nos trevos de São Francisco do Sul

Os principais trevos de São Francisco do Sul passaram ontem por limpeza, em operação conjunta da Prefeitura e do DNIT. A Secretaria de Meio faz ações mensais para recolher os grãos derramados por caminhões pela cidade. O DNIT também tem ação semelhante, incluindo roçada e pintura. São Francisco tem alertado sobre a necessidade de mais cuidado com os carregamentos com os grãos.

Leia outras publicações de Saavedra

Veja também:

Como vai ficar o cruzamento da Ottokar Doerffel com continuação da Marquês de Olinda

Uso de celular causa média de 15 multas por dia em Joinville