nsc

publicidade

Saavedra

Balanço

Pela primeira vez em 2019, Joinville tem recuo no emprego

Compartilhe

Por Saavedra
27/06/2019 - 16h24 - Atualizada em: 27/06/2019 - 22h45
A cidade fechou maio com 195 vagas a menos. (Foto: Marco Favero / NSC Total)

Pela primeira vez no ano, Joinville perdeu empregos na atualização do mercado de trabalho, divulgada mensalmente pelo Ministério da Economia. A cidade fechou maio com 195 vagas a menos, com a indústria respondendo por 105 postos fechados. O balanço foi divulgado nesta tarde. Apesar do resultado negativo do mês, Joinville acumula 6,2 mil novas vagas no ano, o quinto melhor resultado do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte. No mês passado, Santa Catarina perdeu 1,1 mil vagas – no ano, são 48,9 mil empregos criados.

Ainda que a soma do ano se mantenha elevada em comparação com anos anteriores, o resultado de maio mostra freio na expansão e, consequentemente, na euforia com a geração de empregos. A dependência do setor de serviços continua grande, com o segmento responsável por 56% das novas colocações.

O desempenho do comércio tem sido mais uma vez negativo nesta época do ano. No ano passado, até maio, o setor fechou 35 vagas, ainda que tenha se recuperado nos meses seguintes e fechado o ano com mais de 900 novos empregos. Agora, são 67 empregos a menos em relação ao início do ano. Mesmo com o balanço no azul em 2017 e no ano passado, o comércio ainda não recuperou as perdas com a crise dos dois anos anteriores – ainda faltam 150 vagas para o patamar do final de 2014 ser retomado.

:: Saldo do emprego em maio fica estável em Santa Catarina, aponta Caged

:: Brasil cria 32 mil vagas de empregos em maio, pior resultado desde 2016

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade