nsc
    nsc

    AÇÃO DE PREVENÇÃO

    Por que Joinville desistiu de vez da higienização de vias públicas 

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    26/03/2020 - 18h46 - Atualizada em: 26/03/2020 - 18h47
    Jaraguá do Sul começou a higienização de ruas na semana passada (Eduardo Montecino, PMJS, Divulgação)
    Jaraguá do Sul começou a higienização de ruas na semana passada (Eduardo Montecino, PMJS, Divulgação)

    Recomendação do Ministério Público de Santa Catarina levou a prefeitura de Joinville a desistir definitivamente da higienização de ruas. A manifestação do MP, baseada em orientação da Secretaria de Estado da Saúde, não posiciona contra todo o tipo de lavação de ruas, mas como o produto escolhido para aplicação da cidade não se encontra entre os recomendados, o município não vai implementar a ação.

    A recomendação faz parte de procedimento aberto no início de março pela 15ª Promotoria de Justiça de Joinville para acompanhar as ações de prevenção contra o coronavírus. A averiguação tem abrangência em 13 municípios das regiões de Joinville e de Jaraguá. O documento do MP enviado nesta quinta-feira às prefeituras recomenda que seja observada orientação sobre o tema feita pela Secretaria de Estado da Saúde.

    Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus​

    A alegação é de que, “no momento”, a lavação de vias públicas com produtos químicos não é recomendável. As observações são de que a matéria orgânica presente nas ruas pode interferir na eficácia de alguns sanitizantes e de que há produtos que podem causar riscos a trabalhadores e ao meio ambiente. A lavação com jatos pressurizados gera aerossóis, o que pode se espalhar para outras superfícies. Também é lembrada a necessidade de uso racional de água.

    A recomendação cita ainda que a limpeza de vias públicas pode ser feita com pulverização de hipoclorito de sódio o 0,5% - o produto é usado na composição de água sanitária. Também é possível fazer a pulverização com quaternário de amônio de 5ª geração.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas