A Prefeitura de Joinville quer retomar o prédio da antiga escola Conselheiro Mafra para futura cessão à entidade. A medida foi tomada depois de o governo do Estado confirmar que não tem projetos para uso do do imóvel. O colégio foi desativado em 2012.
Continua depois da publicidade
O terreno na rua Conselheiro Mafra foi cedido ao município pelo Estado no início do século, para a construção do colégio de mesmo nome, inaugurada em 1911. Mas a cessão só seria formalizada em 2015, quando foi descoberto que a matrícula ainda estava em nome da Prefeitura. Foi aprovada lei municipal determinando o repasse do imóvel para o Estado.
Agora, como o Estado não quer mais a área, a lei será anulada. O pedido foi feito por meio de projeto do Executivo municipal enviado à Câmara. Depois, a construção será cedida ao Rotary Club de Joinville Floresta.
Em quase dez anos, o prédio da escola recebeu uma série de planos para a reutilização, sem sucesso. No início desta década, a Secretaria de Estado apresentou projeto de restauro do imóvel tombado. Não foi adiante. A Conselheiro Mafra também foi anunciada como sede de novo campus do IFSC. Mais adiante, receberia o IMA (ex-Fatma). A Polícia Civil sondou a instalação de complexo de trânsito.
Continua depois da publicidade