publicidade

Saavedra

Incerteza

Prefeitura diz que abrirá concurso para guarda municipal, mas não marca data

Compartilhe

Por Saavedra
17/06/2019 - 10h18 - Atualizada em: 17/06/2019 - 10h18
Salmo Duarte / A Notícia

Nas negociações com o Sindicato dos Servidores, o governo Udo confirmou a realização de concurso público para a Guarda Municipal, embora ainda sem data marcada. Para as demais categorias, está sendo feito levantamento da demanda. Essa providência, de apuração das vagas necessárias, está sendo feita pelo menos desde 2015 e ainda não foi concluída. E, como o tempo vai passando e recentemente foi realizado processo seletivo para a contratação de temporários, a realização de concurso para efetivos vai ficando para depois. O último concurso foi feito em 2014. 

Leia outras notas de Jefferson Saavedra desta segunda-feira

Serviço de oncologia

Entre os três interessados em prestar serviços em oncologia em Joinville, em contratação pela Secretaria de Saúde, estão dois hospitais (um local e outro de Jaraguá) e uma clínica da cidade. Nem todos estão se credenciando nas duas modalidades, radioterapia e quimioterapia – há quem queira atender somente uma das especialidades de tratamento. O atendimento deve iniciar em agosto. 

Pedido pela BR-280

A Associação Empresarial de Araquari entregou ao governador Carlos Moisés documento sobre a BR-280, também repassado ao Ministério da Infraestrutura e à bancada de senadores e deputados federais: o pedido é de mobilização para reforço nos recursos para a duplicação. O DNIT quer R$ 331,5 milhões para a obra em 2020, sendo R$ 95 milhões para as desapropriações. O orçamento da União está em fase de elaboração. 

Sem tombamento

Empresa de Joinville conseguiu decisão judicial para anular os atos administrativos da Prefeitura de Joinville referentes a tombamento pelo patrimônio histórico de imóvel na rua Quinze de Novembro , na área central da cidade. Na ação apresentada em 2011, foi alegado que a defesa apresentada durante o processo de tombamento não foi analisada pela Comissão de Patrimônio Histórico. A argumentação da empresa foi de que a construção não se enquadra nas hipóteses de preservação.

Na ação, foi solicitada indenização pela desvalorização do imóvel em caso de confirmação do tombamento. Mas como o processo administrativo foi anulado pela decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública pelo desrespeito ao direito à defesa, não haveria por que analisar a solicitação de indenização. A sentença aponta ainda que o imóvel até pode vir a ser reinscrito no Livro do Tombo, desde que “respeitando o devido processo legal”.

Em outra decisão recente, cidadão conseguiu também a anulação de ato administrativo sobre o processo de tombamento e terá direito à liberação do alvará de demolição (caso sejam atendidos demais requisitos) de imóvel na Henrique Meyer, no Centro de Joinville. Na tramitação, a Prefeitura alegou que não havia mais interesse na preservação porque o imóvel não mantinha mais as características originais.

Posição de Derian 

Secretário de Assuntos Internacionais e ex-presidente do PSL de Joinville, Derian Campos iniciou roteiro de caminhadas pelos bairros, uma forma de conhecer melhor as demandas da cidade. 

— Independentemente de quem será o candidato a prefeito pelo PSL, eu e o Sargento Lima temos uma responsabilidade grande com Joinville por causa de o governador ser do nosso partido, eu ser secretário, o Lima ser deputado. Esse trabalho será feito de qualquer maneira — diz Derian, acrescentando que espera Joinville elegendo em 2020 "alguém de direita, alinhado ao Bolsonaro e ao Moisés". 

Encontro do PSL

No sábado, Coronel Armando reuniu o PSL de Joinville para atualizar os filiados sobre a atuação do partido. Como não poderia deixar de ser, 2020 entrou na discussão. O deputado alegou que a meta é concorrer com chapa pura pela Prefeitura, embora coligação não esteja proibida. Coronel Armando já disse, em outras oportunidades, ter um nome em mente, já filiado ao PSL, para concorrer, mas o cidadão ainda não se decidiu. 

Moradores de rua

Para a Prefeitura de Florianópolis, se não tivesse sido criada a Passarela da Cidadania, com 80 vagas para pernoite, 450 refeições por dia e outros atendimentos, além de criação de força-tarefa para abordagem, a Capital teria hoje em torno de 2 mil moradores de rua. 

Hoje, são em torno de 450 (já foi mais do que o dobro). Há também albergue e casas de acolhimento e de passagem, com maior tempo de permanência. Neste ano, foram emitidas 270 passagens para interessados em retornar à cidade de origem. Em Joinville, está em estudo a oferta de casa de passagem.

Será maior

Na última listagem do TRE, o PSL de Joinville aparece com 637 filiados. Mas o partido alega já ter passado de 2,5 mil integrantes. O novo número deve aparecer então na próxima listagem, a ser atualizada até outubro.

Posições

Enquanto que a base governista – ou, pelo menos parte dela – considera a abertura de CPI sobre o atraso nas obras de drenagem do rio Mathias como assunto encerrado, a oposição acredita em surpresas. 

Nos planos

A revitalização da SC-418, principalmente na Serra Dona Francisca, está na fila dos investimentos pretendidos pelo governo do Estado, mas ainda não há recursos. Por isso, por enquanto a estrada só passa por manutenção.

Ficou

Em dado momento, a saída de Kennedy Nunes do PSD parecia coisa urgente, com iminente filiação ao DEM. Mas o tempo passou e o assunto esfriou, sem ter mudança alguma. Nem o deputado tocou mais no assunto.

BR-101 

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, acredita que os investimentos no trecho da BR-101 em Joinville, como os elevados nas vias marginais e o contorno, com novo traçado da rodovia, vão sair do papel. 

Pressão

Mas será preciso de mobilização para que o governo federal autorize os investimentos.

Quantos 

Para o IPTU de 2020, a Prefeitura de Joinville pretende confeccionar 270 mil carnês. A contratação de gráfica está em andamento.

Proposta

Darci de Matos quer a criação de Frente Parlamentar da Apicultura no Congresso Nacional. 

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade