nsc
    nsc

    Mercado de trabalho

    Procura cresce 75% e 75,7 mil buscam seguro-desemprego em 45 dias no Estado

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    22/05/2020 - 15h56
    Joinville teve 7,8 mil trabalhadores atrás do seguro-desemprego em 45 dias (foto: Salmo Duarte, Arquivo AN)
    Joinville teve 7,8 mil trabalhadores atrás do seguro-desemprego em 45 dias (foto: Salmo Duarte, Arquivo AN)

    Mais de 75 mil trabalhadores solicitaram acesso ao seguro-desemprego em Santa Catarina nos últimos 45 dias. O painel sobre o programa, mantido pelo Ministério da Economia e atualizado a cada quinzena, mostra 75.740 cadastros no período entre 1º de abril e 15 de maio. O número é 75% superior ao registrado no mesmo intervalo no ano passado. Os dados contabilizam todas as formas de pedido ao benefício, sejam presenciais ou pela internet.

    O avanço nas demissões, em impacto econômico da pandemia do coronavírus, ocorre mesmo com os programas federais de manutenção de emprego, com suspensão de contratos e redução de jornadas de trabalho. Nas duas modalidades, parte das perdas salariais dos trabalhadores é bancada por auxílio do governo federal.

    O último levantamento do governo federal, divulgado na semana passada, mostrou 338,7 mil trabalhadores de Santa Catarina participando dos acordos previstos na medida provisória 936/2020. A duração dos programas é temporária. Ou seja, a redução salarial e compensação parcial federal têm prazo para acabar.

    Cidade com maior número de trabalhadores no mercado formal em Santa Catarina, Joinville liderou nos pedidos de acesso ao seguro-desemprego: nos últimos 45 dias, foram 7,8 mil solicitações.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas