nsc

publicidade

Saavedra

Balanço

Produção de lixo cresce e chega a 245 kg por morador em Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
22/07/2019 - 06h30
Produção de lixo cresce e chega a 245 kg por morador em Joinville (Foto: Salmo Duarte / A Notícia)
Produção de lixo cresce e chega a 245 kg por morador em Joinville (Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

Em números absolutos e proporcionais, a produção de lixo doméstico continua crescendo em Joinville. No final da década passada, em 2010, foram produzidas 114 mil toneladas, uma média de 234 quilos por morador da cidade.

Em 2018, a média anual ficou em 245 quilos por joinvilense, afinal, foram 143 mil toneladas recolhidas. Ou seja, a produção de resíduos avançou ainda mais rápido do que a população.

Para 2019, se a média do primeiro semestre se mantiver, serão 249 quilos per capita, com possível ligeira queda por causa da atualização da estimativa da população pelo IBGE. Mas, nesse caso, é uma estimativa. A produção é ainda maior porque os dados incluem somente a coleta normal e a seletiva oficiais, sem incluir os recicláveis levados fora da coleta contratada pela Prefeitura. Em 2019, 93,5% do lixo doméstico foi para o aterro sanitário — o restante são os recicláveis, levados para as cooperativas.

Mais resíduos

O lixo doméstico é uma fatia dos resíduos produzidos em Joinville, ainda que a maior, mas não a única. Há também a coleta hospitalar, pneus, móveis, eletrônicos, pilhas, lâmpadas, entre outros, que não são levados para o aterro sanitário. Os resíduos da construção civil e da produção industrial (neste caso, há o aterro industrial), também têm outros destinos. A redução do lixo doméstico, além do evidente ganho ambiental, é apontada como fundamental para a maior sobrevida do aterro sanitário.

Leia também: Transporte clandestino de lixo vira preocupação em Joinville

Com a casan

A Prefeitura de Araquari sofreu nova derrota no Tribunal de Justiça, com recurso negado contra determinação do próprio TJ referente à concessão de água e esgoto. O recurso foi contra a decisão do final do ano passado que manteve os serviços com a Casan. O município

alega descumprimento do contrato. A Justiça apontou que não há motivos neste momento para a rescisão unilateral.

2020

Empolgado,o presidente de honra do Cidadania (PPS) de Joinville, Julio Serpa, considera Tânia Eberhardt excelente nome para a disputa da Prefeitura.

Cultura

Dolores Tomaselli foi nomeada para o Conselho Estadual de Cultura, com mandato até 2021. Dolores foi indicada pelo governo do Estado.

festa
(Foto: )

Pela 57ª vez

Na manhã de domingo, o desfile foi uma das atrações da 57ª Festa do Colono, na Sociedade Rio do Prata, em Pirabeiraba. No desfile realizado na SC-418 (Dona Francisca), exemplos da produção agrícola do interior de Joinville foram levados pelos participantes.  

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade