nsc

publicidade

Saavedra

Meio ambiente

Projeto de macrodrenagem do rio Mathias tem alteração para preservar palmeiras-imperiais em Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
17/09/2019 - 13h00
(Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

Na praça da Bandeira, o projeto de macrodrenagem do rio Mathias teve de ser alterado, com desvio de galeria, para preservar palmeiras-imperiais. As árvores estão “tombadas”, isto é, imunes ao corte, desde 2005. Na avenida Juscelino Kubitscheck, outras cinco palmeiras, de menor porte, não tiveram a mesma sorte e foram cortadas, também para permitir obras do Mathias. A Prefeitura alegou impossibilidade de retirada e replantio. Depois das obras, novas árvores serão plantadas.

Com vista

Rodrigo Fachini pediu vista nesta segunda-feira (16) ao projeto da Prefeitura de Joinville para permitir mais atividades em parte das áreas de expansão urbana Sul (no entorno da BR-101) e Norte (em trecho da Tenente Antônio João).

Favorável

O parecer do relator Richard Harrison na comissão de Legislação é pela aprovação. O projeto tem chance de provocar polêmicas.

Cidadela

Agora gestora formal da Cidadela Cultural de Joinville, a Secretaria de Cultura e Turismo assina, na próxima semana, termo com os bombeiros militares para completar a regularização do imóvel.

Empréstimo aprovado

Depois de sucessivas tentativas, sem sucesso, o governo do Estado conseguiu aprovar, na Secretaria de Tesouro Nacional um empréstimo junto ao BNDES, de R$ 25 milhões para a revitalização da SC-401, em Florianópolis. No ano passado, devido aos indicadores insuficientes, foram arquivados quatro pedidos de financiamento feitos ao banco federal.

Supervisão da obra

A Azimute foi a empresa vencedora do pregão eletrônico realizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura para a supervisão da duplicação do eixo industrial em Joinville. Dessa forma, o início da duplicação das estradas Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister está na dependência do licenciamento ambiental e da autorização de corte da vegetação, em análise pelo IMA. A obra está licitada desde o final do ano passado.

Ação de Rodrigo Coelho

Na ação a ser apresentada no Tribunal Superior Eleitoral nos próximos dias, Rodrigo Coelho vai requerer o cancelamento da suspensão imposta pelo PSB por causa do voto favorável dele à reforma da Previdência. O deputado quer voltar ao trabalho nas comissões da Câmara dos Deputados. Além disso, Coelho vai tentar, na mesma ação, autorização para deixar o PSB sem correr o risco de perder o mandato. O deputado federal deverá concorrer a prefeito de Joinville por outro partido.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade