nsc
nsc

publicidade

Obras

Prudente de Moraes é a próxima rua a receber melhorias em Joinville

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
13/08/2019 - 10h30
(Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

Depois do início das obras na rua Blumenau, a próxima via de grande movimento em Joinville a receber melhorias será a Prudente de Moraes, na zona Norte. A concorrência está na fase final e há possibilidade de início dos trabalhos em setembro. Além de recapeamento, a rua hoje coberta com paralelepípedos terá nova rede de drenagem. O que vem depois, se tratando de ruas de tráfego intenso, ainda não está definido. 

Qual a fonte da Helmut?

A Helmut Fallgatter, deteriorada há anos, tem chance de ter licitação aberta neste ano – pelo menos é essa a promessa, afinal, as obras de instalação de rede de esgoto no bairro Boa Vista, serão concluídas em setembro (seria por causa dessa intervenção que o recapeamento ainda não foi feito). Mas a Prefeitura ainda está avaliando se faz a obra com o financiamento do Banco do Brasil ou utiliza o PAC da Mobilidade, a mesma fonte da rua Blumenau.

Largura da Via Expressa

A Albano Schmidt vai receber o mesmo tratamento aplicado na São Paulo, com concreto nos pontos de parada dos ônibus, recapeamento e novas calçadas. Mas há um impasse. A Prefeitura queria a transformação da Albano em via expressa, com permissão para maior velocidade. Só que houve resistência na aprovação do projeto, afinal, esse tipo de via precisa ter no mínimo três metros de largura em cada pista e hoje conta com 2,70 metros por pista. Mas o entendimento está perto. A Santa Catarina e a Aubé estão na lista, mas é para mais adiante.

Motivos

Em reação recorrente quando começam obras de grande impacto no trânsito e de longa duração, como a recuperação da rua Blumenau, são retomadas em Joinville as indagações sobre os motivos pelos quais as obras não são realizadas à noite, afinal, os transtornos no tráfego seriam menores. As justificativas são conhecidas: o custo com a mão de obra seria de quase 25% a mais e o barulho das obras seria inaceitável à noite para muitos moradores. 

Aprovado

Embora tenha se dito surpreso porque até então o posicionamento do governo Udo era aguardar pelo novo plano viário, em fase de contratação, Maurício Peixer (PR) agradeceu nesta segunda (12) pela sanção do seu projeto envolvendo a rua João Colin: a alteração no traçado foi excluída do Plano Viário de 1973, o que evitará entraves envolvendo imóveis.

Quiriri

O Consórcio Quiriri, com o projeto “Região Turística Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município”, está entre os 30 pré-finalistas do Prêmio MuniCiência. Foi o único escolhido de Santa Catarina. O prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios, criada para reconhecer ações municipais inovadoras. 

Curtas

Agenda

Darci de Matos acompanhou o governador Carlos Moisés nas agendas desta segunda (12) em Jaraguá do Sul. 

Filiação

O PSL de Joinville participará da campanha nacional de filiação ao partido com mobilização na Praça da Bandeira, neste sábado. Hoje, o PSL tem 637 filiados na cidade. Será uma oportunidade na qual as diferentes alas do partido estarão juntas. 

Sem recursos

Em recurso de apelação contra a decisão com uma série de determinações sobre a ocupação do Morro do Boa Vista, a Prefeitura de Joinville alegou não ter o dinheiro necessário para cumprir as medidas, além de discordar de outros poderes estabelecerem regras sobre serviços públicos. O Tribunal de Justiça está analisando o recurso contra sentença de maio passado, em ação de 2007 do Ministério Público.

Prazos da decisão

A sentença em primeira instância deu prazo de 60 dias para a Prefeitura identificar as ocupações irregulares no Morro do Boa Vista, seja por questões ambientais ou falta de alvará de construção. Depois, as pessoas devem ser notificadas, com dez meses para a desocupação. Mas como há recurso, os prazos podem vir a ser prorrogados ou mesmo suspensos. O município tentará a regularização. O MP alegou que, mesmo após a liminar de 2008, cresceu a ocupação irregular no Morro do Boa Vista.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade