O PSDB de Joinville filia nesta sexta-feira mais dois pré-candidatos a prefeito. Os médicos Dalmo Claro e Valdir Steglich ingressam no partido interessados em concorrer em outubro, ainda que considerem a participação na eleição como uma possibilidade: não há imposição de concorrer. O partido tem também o ex-senador Paulo Bauer e, mais remotamente, o ex-deputado Gelson Merisio como pré-candidatos à Prefeitura. O partido garante que mais lideranças com disposição de concorrer a prefeito devem se filiar à legenda. A presidente do PSDB/SC, a deputada federal Geovania de Sá, estará presente no almoço de sexta.

Continua depois da publicidade

Com origem no MDB, Dalmo esteve no PSD quando exerceu mandato de deputado estadual. O médico também foi secretário estadual de Saúde. Valdir Steglich estava no PSDB até setembro e agora está se volta graças aos pedidos de Gelson Merisio e de outras pessoas.

Nas últimas duas décadas, o PSDB de Joinville esteve sob a liderança de Marco Tebaldi, falecido no ano passado. Tebaldi foi o vice de Luiz Henrique na disputa de 2000 e o candidato a prefeito eleito em 2004 – ele já administrava a cidade desde 2002. Em 2008, o partido apoiou Darci de Matos, então no DEM. O próprio Tebaldi foi candidato a prefeito nas duas eleições seguintes. Os tucanos de Joinville têm dois vereadores, Natanael Jordão e Odir Nunes, e não contam com representação na Assembleia e Câmara dos Deputados.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total