nsc
nsc

publicidade

LIGAÇÕES AINDA NÃO FORAM FEITAS

Quase 20% das moradias deixam de se conectar à rede de esgoto em Joinville

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
15/11/2019 - 21h30
Nova estação está sendo construída no Jarivatuba para acompanhar ampliação da rede de esgoto em Joinville (foto: Divulgação)
Nova estação está sendo construída no Jarivatuba para acompanhar ampliação da rede de esgoto em Joinville (foto: Divulgação)

Apesar de contar com rede de coleta com cobertura de 34% da cidade, o tratamento “real” em Joinville está na faixa dos 25% do esgoto produzido. A disparidade é provocada pelo fato de uma fatia expressiva de moradores não ter feito a ligação de sua residência ao sistema de coleta (estabelecimentos comerciais entram na conta). Ou seja, a rede está instalada, mas o esgoto não vai para a tubulação, sendo despejado em fossa ou na rede de drenagem, ou mesmo na natureza.

Neste ano, em vistoria em 15 mil economias, por meio de serviço contratado, a Águas de Joinville descobriu que 18,9% das unidades não estavam conectadas à rede de esgoto. Como essas vistorias foram realizadas em toda a cidade e se trata de um número representativo, a companhia considera que o índice pode ser utilizado como parâmetro para toda a cidade. Assim, das 78 mil economias possíveis para contar com rede de coleta de tratamento de esgoto, 63 mil estão efetivamente conectadas, em uma estimativa.

Se forem contabilizadas também às ligações com outras situações, como água da chuva na rede (vinda de calhas, por exemplo) ou caixas de gordura com problemas (ou mesmo ausência desse sistema que retêm resíduos a serem removidos periodicamente), o índice de irregularidades em Joinville sobe para 70%.

O dono de imóvel tem 60 dias para providenciar a ligação ou a adequação após a notificação. Se nada for feito, há previsão de aplicação de multa pela fiscalização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Deixe seu comentário:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade