Itajaí se mantém no topo do ICMS no Estado. Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade litorânea terá a maior fatia do retorno do tributo estadual. O município portuário terá parcela de 8,22% do montante repartido entre as prefeituras. Líder até 2023, Joinville permanece na segunda posição, com 7,9%. Os índices definitivos da distribuição do ICMS para 2026 foram divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda (confira nas imagens abaixo a lista com os dez cidades com maiores participações)
Continua depois da publicidade
Cidades de SC com maiores índices de ICMS em 2026
Os índices de repartição do ICMS são referentes à movimentação econômica dos municípios em período anterior de dois anos. No caso das parcelas de cada cidade em 2026, vale o desempenho de 2024. Parte do cálculo do índice vem de indicadores educacionais, medidos pelo Tribunal de Contas do Estado. Uma fatia de 15% é distribuída de forma igualitária entre os municípios.
O grupo das dez cidades com maior retorno do ICMS em Santa Catarina não terá mudança em 2026, ainda que tenha ocorrido alteração em posições. A maioria das cidades dessa lista terá aumento na parcela em relação ao índice atual.










