As referências ao passado estão presentes em projeto de restauração do antigo traçado da Estrada Dona Francisca, em Campo Alegre. A proposta sugere um segmento a ser revestido com pedras e instalação de pórtico, entre outros elementos, como forma de resgate do período do século 19 da estrada, além de reforçar o apelo turístico da cidade. Há trechos também com projeto. A restauração deverá ser contratada pela prefeitura de Campo Alegre – há reserva de repasse de R$ 2,5 milhões pelo Ministério do Turismo, além de recursos de emendas parlamentares.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A proposta elaborada por escritório de arquitetura agora vai receber o projeto executivo, a ser realizado pela Amunesc. Em trecho no entorno do acesso a Campo Alegre, o conceito é de museu a céu aberto. O objetivo é restaurar um trecho revestido com pedras, atualmente encoberto por camadas de terra. O pórtico planejado terá referências às rodas de carroças (veículos usados no transporte de cargas no passado) e às araucárias.

O projeto prevê a instalação de concha acústica e deck suspenso, além de ciclovia e áreas de convivência. A arborização será com ipê-mirim, cerejeira, ipê-amarelo e hortênsias. A proposta inclui sugestão de cercas e iluminação com referências coloniais. A estrada teve a construção iniciada em 1858, com aproveitamento de vias utilizadas anteriormente. O traçado teve mudanças, até a transformação na atual SC-418. A restauração será em trecho remanescente, paralelo à rodovia estadual.

Proposta quer salário de vereadores de Joinville em R$ 19,5 mil, a partir de 2025

Continua depois da publicidade

Por que contorno ferroviário de Joinville terá “desvio”, com mudança no traçado na região

Ação sobre multa em trem no horário de pico em Joinville chega ao STJ; lei não vale mais

Prefeitura de Joinville prepara novo concurso; saiba quais setores terão vagas

Curitiba lança iniciativa que Joinville poderá tentar no futuro contrato dos ônibus

Quais obras podem sair na BR-101 antes da repactuação do contrato

Jorginho vai participar de inauguração em Joinville

Destaques do NSC Total