nsc
nsc

Orçamento

TCE recomenda aprovação das contas de 2017 da prefeitura de Joinville

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
20/12/2018 - 05h00
Prefeitura
(Foto: )

Na sessão de quarta-feira, o Tribunal de Contas do Estado recomendou a aprovação com ressalvas das contas do ano passado de Udo Döhler na Prefeitura de Joinville. O placar foi de 4 a 2. Na sessão de segunda-feira, o relator Cleber Gavi apresentou proposta de voto pela rejeição devido ao registro de déficits em 2017. Um dos motivos dessa situação foi o não pagamento, mais uma vez, de parte das contribuições patronais ao Ipreville, sendo o débito rolado para os próximos cinco anos.

O relator alegou que os déficits comprometem o equilíbrio das contas da Prefeitura. O déficit financeiro ficou em R$ 208 milhões. Um pedido de vista adiou a votação para a sessão de quarta, a última deste ano. 

Em voto divergente, o conselheiro Herneus de Nadal citou os custos com a saúde, de 41% da receita com impostos, como um dos motivos dos gastos elevados da Prefeitura, principalmente devido ao custeio de hospital de grande porte (São José). Em relação ao débito com o Ipreville, foi apontado que haverá quitação nos próximos exercícios, como aconteceu nos atrasos anteriores. 

 

Licenças

A recuperação verificada em outubro não se repetiu no mês passado e a metragem liberada para novas construções em Joinville poderá ser ainda menor do que a registrada no ano passado. Em 2017, até novembro, foram autorizados 633,8 mil metros quadrados. Agora, são 616,8 mil. Se não houver mudanças significativas em dezembro, 2018 terá a mais reduzida autorização de metragem para a construção nos últimos dez anos em Joinville. A queda começou em 2015, após o agravamento da crise. 

 

Comparação

A votação dos seis deputados eleitos com base eleitoral em Joinville chegou a 290,3 mil votos, com 57% (166,3 mil) concedidos em Joinville. Na eleição de 2014, os cinco parlamentares eleitos com domicílio eleitoral na cidade tiveram uma votação maior, de 448,1 mil votos, mas apenas 34% (150,7 mil) foi conquistada em Joinville. 

 

Diploma na mão

tjsc
(Foto: )

Os deputados eleitos com base eleitoral em Joinville, Rodrigo Coelho (PSB), Coronel Armando (PSL) Sargento Lima (PSL), Fernando Krelling (MDB), Darci de Matos (PSD) e Kennedy Nunes (PSD) foram diplomados na noite de terça-feira. A posse na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa será no início de fevereiro.

Nova cadeia

Em um dos últimos atos do governo Eduardo Pinho Moreira, foi lançada a concorrência para a construção da Penitenciária Industrial de São Bento do Sul. São quase 11 mil metros quadrados de área construída, com 364 vagas. As propostas serão abertas no final de janeiro.

Aberto

Foi liberada quarta-feira a rua Expedicionário Holz e o cruzamento com a Jacob Eisenhut, na área central de Joinville. O trânsito havia sido interrompido por causa da obra da galeria do rio Mathias. 

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas