Em relação à falta de incentivo para a preservação do patrimônio histórico em Joinville, é feita a lembrança da criação da transferência de direito de construir, já em vigor e só à espera da regulamentação para ser adotada – o que deve acontecer no início de abril. Em um resumo, o dono do imóvel tombado pode vender a área em potencial que não pode ser utilizada para construção em outro local. 

Continua depois da publicidade

O exemplo clássico é da Harmonia-Lyra: tombado, o imóvel não pode mais utilizar todo o gabarito previsto para a área central. O prédio tem três pavimentos e poderia ter 18 (medida anterior à LOT, agora é por metros).

Assim, pode vender os 15 restantes, que serão construídos em outro local. Improvável que donos de imóveis de pequeno porte consigam vencer a burocracia para se beneficiar do mecanismo. 

Conversa em Florianópolis

Nesta quarta-feira (20), reunião em Florianópolis deve tratar do tema, com participação de Fernando Krelling e do comando da PM. Neste momento, a instalação do posto se encaminha para a Rodovia do Arroz, no Vila Nova. É o local defendido pela Polícia Rodoviária, conforme manifestação recente do comando. Nesta quinta, o Conseg de Pirabeiraba faz reunião na escola Olavo Bilac para mobilizar a comunidade em defesa da instalação do posto no distrito. 

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total