nsc

publicidade

Saavedra

Plano diretor

Udo Döhler critica proposta de nova expansão urbana em Joinville

Compartilhe

Por Saavedra
20/09/2019 - 08h23 - Atualizada em: 20/09/2019 - 08h25
(Foto: Maykon Lammerhirt / Agência RBS/BD)

A área de expansão urbana proposta na revisão do Plano Diretor de Joinville terá a oposição do governo Udo, com motivos semelhantes aos utilizados em relação ao Vale Verde, também em análise na Câmara de Vereadores: custos elevados em infraestrutura a serem realizados em área hoje rural a ser transformada em urbana. “Já temos grandes vazios na área urbana e vamos avançar em 12 milhões de metros quadrados na área rural, com grandes despesas do poder público em infraestrutura?”, questiona o prefeito Udo Döhler.

A emenda ao projeto de revisão do Plano Diretor apresentada nesta semana na Câmara tem a assinatura de oito vereadores e prevê uma AEU na zona Sul de Joinville, nos limites com Araquari. A proximidade com a cidade vizinha é citada na justificativa do projeto. “A área tem como característica forte estar situada num ponto estratégico para promover a integração regional entre os municípios de Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva”. Também são citadas a aproximação de emprego da moradia, criação de vagas e desenvolvimento sustentável.

Udo Döhler discorda da argumentação em defesa da AEU. “O próprio Paranaguamirim tem vazios, por que não ocupá-los?”, diz o prefeito. Udo não acredita em aprovação do projeto da expansão urbana. “O Vale Verde pelo menos tem um projeto de ocupação. A área de expansão sugerida quer apenas mudar os usos”, alega.

Os passos

Antes de continuar a tramitação, a proposta da AEU precisa passar pela análise do Conselho Cidade, onde será emitida uma recomendação favorável ou contrária. A palavra final será dos vereadores. Se aprovada, a área de expansão urbana precisa de lei específica, com especificação das regras de ocupação. Das três AEUs previstas no Plano Diretor, apenas a Leste está com projeto em andamento no Legislativo. As demais estão com projeto em elaboração – mas há propostas do Executivo envolvendo setores das AEUs Sul e Norte.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

jefferson.saavedra@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade