O uso indevido de celular pelos motoristas está liderando o ranking de multas aplicadas pelos agentes de trânsito de Joinville neste ano. Até março, já foram quase 1,4 mil multas, uma média diária de 15 infrações. As multas por causa dos celulares somam os casos de falar ao telefone ou manusear (uso de redes sociais, enviando mensagens, entre outras tarefas). Nas duas situações, a multa é de e R$ 293,47. Em segundo lugar, também entre as notificações aplicadas pelos agentes, está a falta de uso do cinto de segurança, com 1,2 mil infrações até março, quase 14 por dia, segundo o levantamento. 

Continua depois da publicidade

A multa para quem anda sem cinto, seja motorista ou passageiro, é de R$ 195,23. Na posição seguinte na lista de infrações mais registrada pelos agentes, aparece o estacionamento em desacordo com a regulamentação em vagas de curta duração. O uso de corredor de ônibus por veículos não autorizados surge logo depois no ranking. O levantamento não leva em conta as notificações feitas pelos policiais militares. 

Radares

Em número muito superior, na comparação com as infrações feitas pela fiscalização humana, há as multas registradas pela fiscalização eletrônica (radares), com a velocidade em até 20% acima do permitido disparada na liderança entre as modalidades. O avanço do sinal vermelho aparece no segundo lugar entre as infrações apontadas pelos radares. O Detrans mantém pouco mais de 100 equipamentos espalhados pela cidade.

Leia outras publicações de Saavedra

Continua depois da publicidade

Veja também:

Folha salarial da Prefeitura Joinville consome 50,68% da receita em 2017

Moradora do Iririú cobra providências para vegetação que está sobre fios elétricos

Justiça manda reformar Cine Palácio, em Joinville

Duplicação da BR-280 é liberada em Araquari depois de 3,5 anos de espera