nsc
nsc

Perigo

Uso do celular ao volante registra 13 multas por dia em Joinville

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
25/09/2019 - 09h30 - Atualizada em: 25/09/2019 - 11h33
Uso do celular ao volante registra 13 multas por dia em Joinville (Foto: Mauro Vieira/Agencia RBS)

O uso do celular ao volante está levando à aplicação de uma média de 13 multas por dia em Joinville, em dados até o final de agosto. Foram 3,1 mil notificações. Desde o ano passado, a infração lidera no ranking das notificações aplicadas pelos agentes de trânsito. No ano passado, no mesmo intervalo, a utilização do celular pelos motoristas motivou nove multas diárias, em média.  A fiscalização humana representa apenas uma fatia das multas registradas na cidade – 24 de cada 100, o restante é formado pelas notificações da fiscalização eletrônica (radares). Há ainda as multas aplicadas pelos policiais militares.

O uso indevido dos corredores de ônibus se mantém no segundo lugar na lista de multas mais aplicadas em Joinville. Pelas estatísticas do Detrans, são mais de três mil dessas infrações até agosto. A terceira posição foi assumida em 2019 por dirigir à noite com os faróis desligados. No ano passado, o terceiro lugar era da falta de uso do cinto de segurança.

Mais um

Em outro inquérito civil aberto nesta semana pelo Ministério Público de Santa Catarina em Joinville envolvendo serviço oferecido pelo governo do Estado na área da saúde pública, será apurado se não está ocorrendo demora na fila de espera pelas cirurgias de angioplastia coronariana (com implantação de stents). Os procedimentos são realizados pelo Hospital Regional.

Mais pressão

A Águas de Joinville está atribuindo ao conjunto de bombas instalado na rua Florianópolis no ano passado a redução de 26% nas reclamações de falta d’água neste ano. O sistema foi colocado em operação para aumentar a pressão, e com isso, manter o abastecimento em pontos mais distantes e elevados. Em outro modelo de contagem, também aumentou o volume de água que cada economia pode receber em Joinville.

Farmácia solidária

O programa Farmácia Solidária, em preparação em Joinville, pretende receber doação de medicamentos para fornecimento pelo SUS. Só serão aceitos os medicamentos com prazo de validade suficiente para a distribuição. Pessoas físicas, entidades e empresas poderão fazer as doações. Em portaria publicada nesta terça-feira, foi elencada uma série de regras, com meta de “rigoroso processo de triagem”. Ainda não há data para início do programa, previsto no Plano Municipal de Saúde.

cidadela
(Foto: )

Desde 2015

O inquérito civil aberto em 2015 pelo Ministério Público de Santa Catarina para apurar as condições dos prédios da Cidadela Cultural continua em andamento. Até agora, ainda não foi fechado nenhum acordo para a reforma dos imóveis.

Pelo STF

O STF manteve liminar de 2017 e considerou inconstitucional lei de Santa Catarina com obrigação de presença de segundo professor em salas de aula quando tiver aluno com deficiência – a legislação era para escolas públicas estaduais. A alegação judicial foi de que esse tipo de lei precisa partir do Executivo.

Mais seletivos

A Prefeitura de Joinville pretende lançar pelo menos mais dois processos seletivos para a contratação de funcionários temporários nos próximos meses. Nesta semana, foi aberta a seleção para 30 vagas de temporários, além de formação de cadastro de reserva. Ainda para 2019, há plano de lançamento do concurso para guardas municipais, previsto inicialmente para 2017. Ainda não foi definido o número de vagas. Já o concurso para servidores efetivos em outras categorias ainda não há data.

Leia também: Prefeitura de Joinville abre seleção para contratação de temporários

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas