nsc
nsc

Cidade em dados

Vias para ciclistas chegam a 173 quilômetros em Joinville

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
23/08/2019 - 09h10 - Atualizada em: 23/08/2019 - 09h11
Ciclovias e ciclofaixas em Joinville (Foto: Salmo Duarte)

A Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville atualizou os dados e está apontando a existência de 173 quilômetros de vias para ciclistas em Joinville. A maior extensão, de 143 quilômetros, é formada pelas ciclofaixas. As ciclovias têm 13 km, conforme o levantamento. O restante das vias ciclísticas e é formado por calçadas compartilhadas e ciclorrotas. A informação aparece no Joinville em Dados 2019, divulgado na quinta-feira.

Costa do encanto

Em reunião na quinta na Amunesc, com a presença de prefeitos e MPF, a Secretaria de Estado da Infraestrutura prometeu a elaboração de estudos de conformidade ambiental das obras da Costa do Encanto, providência encarada como atendimento da decisão judicial de 2016 referente ao programa de pavimentação. Se os estudos forem aceitos, a pavimentação da estrada da Vila da Glória com Itapoá poderá ser retomada. De qualquer forma, ainda é preciso buscar recursos para a obra.

Projeto para feiras

Baseada na alegação de “concorrência desleal” com o comércio tradicional, Tânia Larson (SD) apresentou projeto na Câmara de Joinville para deixar mais rígidas as regras para as feiras itinerantes, com proposta para atendimento de uma série de exigências legais. O tema vem motivando diferentes leis em Joinville, ainda sem conseguir restringir essa modalidade de comércio.

Revisão do Plano Diretor

Uma das alegações da falta de pressa da Câmara de Joinville para votar a revisão do Plano Diretor é de que, diferentemente da LOT, a nova legislação é auto-aplicável, não trará impactos com a vigência e sim após a edição de leis complementares. A meta é votar até o final do ano a proposta enviada pela Prefeitura em dezembro de 2018

Direito à manifestação

Em extenso requerimento apresentado nesta semana, por escrito, Rodrigo Fachini (MDB) quer voltar a ter oportunidade de falar nas sessões da Câmara de Joinville durante o horário reservado aos partidos. Os colegas do MDB não têm cedido o tempo a ele desde o desembarque da base governista. O vereador se queixa do cerceamento ao direito de manifestação. O requerimento foi feito após provocação de colega. Mas, depois de apresentar o documento, Fachini pediu a retirada. 

Eleição do MDB

Agora que os demais grupos do MDB não têm mais força para tentar impor um candidato, como ocorreu nas escolhas anteriores, desta vez Udo Döhler terá de enfrentar a disputa entre seu pessoal pela presidência do MDB de Joinville. Ainda há pessoas confiantes em poder impulsionar sua carreira ocupando esse tipo de cargo. O novo presidente do MDB será escolhido em outubro. Outra situaçao é a escolha do vice para 2020: o nome para a disputa da Prefeitura se encaminha para ser Fernando Krelling, mas há vários emedebistas interessados na vaga de vice.

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Últimas do colunista

Loading interface...
Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas