nsc
nsc

Projeção

Eleições 2020 Itajaí: Robison (PSDB) e Morastoni (MDB) terão 80% do horário eleitoral

Compartilhe

Upiara
Por Upiara Boschi
25/09/2020 - 18h28 - Atualizada em: 25/09/2020 - 19h05
O espaço de cada candidato no horário eleitoral
O espaço de cada candidato no horário eleitoral (Foto: Arte NSC)

Duas grandes chapas vão praticamente monopolizar o horário eleitoral nas eleições 2020 em Itajaí. Somados, o bloco de sete partidos que apoia o vereador Robison Coelho (PSDB) e o grupo de nove legendas que endossa a candidatura à reeleição do prefeito Volnei Morastoni (MDB) alcançam quase 80% do tempo dos programas de rádio e televisão e as inserções de propaganda durante a programação.

Saiba quem são os candidatos a prefeito em Itajaí

A projeção é baseada no número de deputados federais dos partidos que integram as coligações, fonte para o cálculo de 90% do tempo de propaganda. Os demais 10% são divididos igualmente entre candidatos cujos partidos tenham superado a cláusula de barreira nas eleições de 2018 para deputado federal. O tempo oficial será anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) após o registro de todas as candidaturas.

TEMPO DE TV POR CANDIDATO
Robison Coelho (PSDB)
Coligação PSDB, PSL, Progressistas, PSD, Republicanos, Podemos e Patriota
4min16s

Volnei Morastoni (MDB)
Coligação MDB, PDT, PL, DEM, PSB, PTB, Pros, PSC e Cidadania
3min33s

João Vechi (PT)
Sem coligação
1min18s

Osvaldo Mafra (Solidariedade)
Coligação Solidariedade e PV
33s

Patrick Dauer (Avante)
Sem coligação
20s

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Quem larga na frente em exposição é o oposicionista Robison Coelho. Além do PSDB e do PSL, do candidato a vice Edson Lapa, ele tem o apoio de Progressistas, PSD, Republicanos, Podemos e Patriota, alcançando 4min16s a cada 10 minutos de programa eleitoral - e o equivalente em inserções na programação. Como a lei eleitoral só permite a soma do tempo dos seis maiores partidos da coligação, a aliança não conta com os cerca de 10 segundos a que teria direito o Patriota.

O bloco que apoia a reeleição Morastoni também tem tempo de sobra. Serão 3min33s com a soma do espaço que cabe a MDB, PDT (do vice Marcelo Sodré), PL, DEM, PSB e PTB. Também integrantes da aliança, Pros, PSC e Cidadania teriam direito a cerca de 25 segundos que foram descartados por força da restrição legal.

Os minutos que sobram nas duas coligações fazem falta aos demais adversários. Quem menos sofre é o candidato do PT, João Vechi, que mesmo sem coligação chega a 1min18s. O PT foi o partido que mais elegeu deputados federais em 2018. Osvaldo Mafra, do Solidariedade, conseguiu 33 segundos na coligação de seu partido com o PV. Fechando a lista de candidaturas, Patrick Dauer (Avante) terá 20 segundos para apresentar suas propostas.

Receba os textos, lives, podcasts e comentários na tevê de Upiara Boschi no Telegram clicando no link: https://t.me/upiaransc.

Para receber no WhatsApp, é só clicar em https://bit.ly/3hJOi9y

Upiara Boschi

Colunista

Upiara Boschi

Faz a leitura e a análise do contexto do cenário político de Santa Catarina, com informações de bastidores. Explica motivações e consequências das principais decisões tomadas nos poderes do Estado.

siga Upiara Boschi

Upiara Boschi

Colunista

Upiara Boschi

Faz a leitura e a análise do contexto do cenário político de Santa Catarina, com informações de bastidores. Explica motivações e consequências das principais decisões tomadas nos poderes do Estado.

siga Upiara Boschi

Mais colunistas

    Mais colunistas