Nós tivemos o chá de bebê do João Ricardo e eu lembro que quando peguei o microfone senti um total domínio das minhas emoções sobre qualquer que fosse o texto que eu quisesse manifestar. Não lembrei de quase nada que queria dizer e essa sensação foi absolutamente maravilhosa, porque ser invadida pela felicidade, nos traz para o momento. Quis garantir, em nosso casamento que eu escreveria — porque mesmo invadida queria lembrar o que eu disse para que se torne uma oração.
Continua depois da publicidade
Há uma foto e uma frase que me vieram quando decidi por escrever meus votos, e também um comentário.
A foto é uma que estou com o pai com, provavelmente, uns 2 anos — sentada em cima do capô de um carro. Havia vento porque eu e o pai estávamos com o cabelo todo esvoaçante. Os dois estavam sorrindo. Toda vez que eu faço uma das meditações do nosso curso aparece essa foto. E agora eu sei a razão.
A frase que me veio é uma que eu escuto da minha mãe desde pequena e que o médico disse quando eu nasci: “ela é uma moreninha de carinha redondinha”. Minha mãe também conta os dias que tenho de vida e em cada aniversário ela tradicionalmente conta a história da carinha redondinha e os dias que eu tenho de vida. No dia do casamento eu estava 13436 dias e eu ainda sou aquela moreninha.
O comentário que eu falei aconteceu em um dia, quando conversando com o Juliano e o Junior — meus irmãos, eu perguntei como eu era quando criança e eles me disseram que eu era muito carinhosa. E aquilo ficou para mim.
Continua depois da publicidade
Quando a gente fez a lista de convidados do casamento eu pensei no valor que cada um me trouxe, que me permitiu chegar até esta passagem, e escrevi para cada um o que eu aprendi com eles. Eu acredito que o casamento é um portal que só se abre com a permissão dos afetos que encontramos pelo nosso caminho, que nos expandem e nos encorajam ao nosso crescimento.
As nossas relações me fizeram perceber que as asas que temos nos desafiam para o seu uso — e como nossa natureza é feita para o voo, no dia — usando cada um dos valores e das presenças, eu pedi a bênção, a permissão e agradeci pela oportunidade que me deram de consciente sobre esta liberdade para voar, firmar neste dia 8 de janeiro de 2020 o meu primeiro salto.
Cada uma das relações me permitiu manter minhas raízes, avançar para além de qualquer limite, construir, enfrentar e viver os aprendizados necessários para que a gente possa expandir a nossa consciência. Em forma de lição que aprendi ou de mensagem, escrevi em agradecimento à essa permissão que eu tive no dia, de poder fazer meus votos para este homem tão lindo, que é o Ricardo, que hoje eu tenho a sorte de poder chamar de meu marido.
E esse foram os meus votos:
"O casamento tem um significado muito profundo. O dia, o horário da celebração, quem veio e você, meu amor, minha luz, minha alegria, meu “cheguei lá”, você significa o que eu vi naquela foto com o pai, me fez entender o que minha mãe e porque minha mãe repete aquelas frases e conta os meus dias e me fez compreender o que meus irmãos disseram sobre carinho.
Continua depois da publicidade
Quando a gente é criança, nasce para ser inocente, pra sentar na beira da praia e esperar o vento passar pra levantar o nosso cabelo. Hoje, contigo, eu consigo ver a força que isso tem, e me encontrar com a paz que reside nesses momentos.
Eu nasci moreninha, de cara redondinha – e o que você me permite é ser exatamente quem eu sou, como eu sou, com cada mania e virtude que me pertence. Você me permite e você me encoraja.
Com a história de contar quantos dias eu tenho de vida, me emocionei. Primeiro porque eu tive força para crescer para sentir que estar aqui também é fruto da minha vontade de avançar. Mas me emociona mais porque agora eu entendo que contar os nossos dias é contar por quanto tempo a felicidade e a alegria já chegaram. Hoje é mais um dos muitos dias mais importantes das nossas vidas. Hoje eu estou contigo há 760 dias de felicidade, paz e harmonia. Finalmente eu posso deitar na canoa da vida e deixar o rio me levar com o seu fluxo.
Carinho é uma palavra profunda. Quando o nosso filho nasceu eu percebi que carinho é uma prioridade em absolutamente tudo. Meus irmãos estavam tão certos quando falaram de carinho pra mim. Pode ser que a vida nos provoque o afastamento do toque, mas nos convida ao resgate do que importa. E a família é o berço do carinho. Assim como a gente deita na canoa do fluxo da vida com a fé de que Deus e os nossos anjos nos guiam, também é o carinho o berço onde pretendo fazer deitar o João Ricardo e todos os filhos que vierem, frutos tão lindos do amor que a gente constrói. Você é puro carinho.
Continua depois da publicidade
Eu te prometo me esforçar dia a dia, em contagem exata, para merecer estar ao teu lado e ter a sorte de continuar aprendendo contigo sobre como a felicidade é simples e é uma escolha realmente diária".
Ontem nós estávamos em um restaurante. Eu estava de pé com o João Ricardo no colo enquanto eu o Ricardo encontrávamos um jeito para comer. E uma pessoa disse: "Não é fácil, né?!". Daí, respondi, mais consciente e carinhosa do que nunca: Sabe que é fácil?!. Cheguei perto e disse para ela: A felicidade é uma escolha diária — quando se tem uma prova difícil é melhorar antecipar o nível de esforço para quando o dia do teste chegar a gente ficar mais confortável com cada questão, e permitir que o milagre da vida aconteça.
Votos são escritos com base no que já vivemos e no compromisso de apaixonar-se pelo "impossível" na vida — diariamente. Quais são os nossos votos conosco?
Leia outras colunas da Vanessa Tobias