Florianópolis

publicidade

Viviane

Esporte

Criança catarinense atinge titulação internacional no xadrez

Compartilhe

Por Viviane Bevilacqua
15/04/2018 - 18h02 - Atualizada em: 15/04/2018 - 18h02
Divulgação/Colégio Catarinense

Notícias boas precisam ser compartilhadas. E quando envolve crianças e educação , melhor ainda. O jovem enxadrista de Florianópolis Pedro Sada Sardá, aluno do 6º ano do Colégio Catarinense e associado do Clube de Xadrez de Florianópolis, atingiu uma importante titulação conferida pela Federação Internacional de Xadrez. Pedro, com apenas 10 anos de idade, passa a ser um Candidate Master (CM), título obtido em função de sua excelente performance no Campeonato Pan-americano de Xadrez Escolar, na categoria sub-11, realizado em El Salvador, na América Central.

Na competição, Pedro conquistou a medalha de bronze. Os jogos foram em dezembro do ano passado, porém a homologação da titulação saiu há poucos dias e foi recebida com festa e orgulho pelo jovem enxadrista, família e amigos. Pedro treina com o instrutor FIDE Marcelo Pomar, nas oficinas de Xadrez do Colegial/Colégio Catarinense, e complementa os estudos com aulas particulares, dedicando-se diariamente à prática do xadrez.

Ganhar competições, no entanto, não é uma novidade para Pedro. Nem para a família Sardá. Em março do ano passado, ele e o irmão menor João Sada sagraram-se campeões catarinenses de xadrez, durante o Festival Catarinense da Criança, evento organizado pela Federação Catarinense de Xadrez em Blumenau. O evento determina os campeões catarinenses da modalidade nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14, indicando os representantes oficiais do estado no Campeonato Brasileiro de Xadrez.

Pedro Sardá venceu cinco e empatou uma das seis partidas disputadas na sua categoria, obtendo, assim o título de Campeão Catarinense Sub-10 de Xadrez. Já o mano João venceu todas as sete partidas que disputou, e levou o título de Campeão Catarinense Sub-8. Pelo jeito, a família terá que separar um quarto da casa apenas para guardar os troféus e medalhas desta dupla, que promete trazer ainda muitas alegrias aos catarinenses.

Deixe seu comentário:

publicidade

Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação