publicidade

Navegue por
Viviane

Educação

Dicas para estimular nas crianças o gosto pela leitura

Compartilhe

Por Viviane Bevilacqua
18/09/2018 - 15h30 - Atualizada em: 19/09/2018 - 18h58
Tadeu Vilani/Agencia RBS

Estava em uma livraria que tem aqueles cantinhos de leitura para crianças. Uma menina de uns sete anos de idade lia um livrinho para a irmazinha mais nova. Achei a cena bonita e fiquei observando as duas sentadas no chão, “viajando na história”. A mãe chegou de repente e disse que precisavam ir embora. A mais velha ficou braba e a pequena chorou, porque queria continuar lá. A mãe acabou cedendo e esperou as duas terminarem a leitura. É muito legal ver crianças apaixonadas pelos livros, ainda mais nos dias de hoje, com tantas opções de entretenimento. Mas embora pareça, não é tão difícil assim fazer as crianças gostarem de ler, ainda mais se os pais cultivam este hábito em casa também.

Paula Medeiros, coordenadora de Desenvolvimento do Material Didático de Português do Kumon, ressalta que através das histórias lúdicas as crianças descobrem formas, cores, movimentos, ilustrações, e a percepção de que existe vida dentro do livro. "É na primeira infância que elas começam a fazer suas escolhas, faz parte do amadurecimento infantil”, explica. Proporcionar um ambiente agradável e estimulante dentro de casa, com livros ao alcance da criança para que ela possa pegar um exemplar sempre que tiver vontade são pontos importantes. Uma estante acessível já é suficiente para manter os livros ao alcance de todos.

Dicas para estimular o gosto pela leitura

1. Ler em voz alta em família. A leitura em voz alta estimula a interação e desperta o interesse pela leitura;

2. Falar de livros, recomendar títulos e presentear as crianças;

3. Sugerir e não impor. Compartilhar leituras e opiniões;

4 Organizar em casa um espaço específico para leitura, que seja atrativo e aconchegante, com almofadas, tapetes, pufes e, claro, muitos livros. A criança vai perceber como a leitura é importante e agradável ao ter um espaço reservado para essa prática;

5. Visitar bibliotecas e livrarias para explorar e descobrir novos livros interessantes. Isso também ajuda as crianças a perceberem que um ambiente em que diversas pessoas estão lendo pode ser divertido e estimulante.

Leia outras colunas de Viviane bevilacqua

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação