publicidade

Navegue por
Viviane

Solidariedade

"Doutores da beleza": um projeto que resgata a autoestima

Compartilhe

Por Viviane Bevilacqua
14/11/2018 - 12h23 - Atualizada em: 14/11/2018 - 12h23
Univali, Divulgação

A partir da próxima semana o projeto de extensão Doutores da Beleza, promovido pelo curso de Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Florianópolis, passará a oferecer cursos gratuitos de embelezamento de unhas, sobrancelhas e depilação para detentas do presídio feminino, localizado no bairro Agronômica, na Capital. Os objetivos são contribuir para a ressocialização das detentas e também dar a elas oportunidade para que, ao concluírem a pena, possam trabalhar de forma autônoma ou como prestadoras de serviços em salões de beleza. Assim, a possibilidade de recaírem na criminalidade diminui bastante.

Esta é apenas uma frente de atuação do projeto Doutores da Beleza. Professores e estudantes oferecem também formações na área de estética para geração de renda de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, principalmente no entorno do Campus da Univali em Florianópolis, abrangendo os bairros Saco Grande, Monte Verde, João Paulo, Trindade, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Ratones, Canasvieiras e Ingleses. Ao longo deste semestre, por exemplo, ministrados cursos de Embelezamento de Sobrancelhas, Auxiliar de Cabeleireiro, e Depilação com Linha. Todos gratuitos e com taxa de empregabilidade de 90%. Novas turmas criadas em fevereiro do próximo ano.

O projeto de extensão, criado com os objetivos de levar cuidados estéticos e carinho para pessoas que dificilmente tiveram ou teriam essa oportunidade, iniciou em 2007 no curso de Estética e Cosmética do Campus Florianópolis da Univali. Nos primeiros anos, professores e alunos (todos voluntários) conseguiram resgatar a autoestima de muitas pessoas que viviam em asilos, frequentavam creches ou estavam internadas em hospitais da região. A partir de 2012, entretanto, o Doutores da Beleza ampliou suas atividades, passando também a capacitar as pessoas para que elas tivessem uma fonte de renda, explica Silmara Mendes Hoepers, professora do curso de Estética e Cosmética da Univali e responsável pelo projeto.

As inscrições para todos os cursos devem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Saco Grande, localizado na Rua Brejaúba, 61, no bairro Monte Verde, em Florianópolis. As aulas ocorrem nas terças e quartas-feiras, nas dependências do Campus da Univali localizado às margens da SC-401, no bairro Saco Grande, também na Capital.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação