Navegue por

publicidade

Viviane

Cidadania

Sábado é dia de caminhada silenciosa contra o tráfico humano

Compartilhe

Por Viviane Bevilacqua
15/10/2018 - 14h49 - Atualizada em: 15/10/2018 - 14h49
Divulgação/ Ong A21

Parece mentira, mas em pleno século 21 ainda temos milhões de pessoas em todo o mundo vivendo em situação subumana, sendo escravizadas, traficadas e negociadas, sem qualquer tipo de direito. Isso não significa, entretanto, que ninguém se preocupa com elas. Tanto é assim que em vários países do mundo acontece no próximo sábado, dia 20 de outubro, um evento chamado 'Caminhada Pela Liberdade' (5º Walk For Freedom). Trata-se de um esforço coletivo liderado pela A21, uma organização não governamental que atua globalmente contra o tráfico de seres humanos e se dedica a abolir a escravidão para sempre em todos os lugares. A Walk for Freedom existe para transformar a consciência em ação e para captar recursos.

Florianópolis será uma das 12 cidades brasileiras engajadas no projeto. Os participantes vão se concentrar em frente à Catedral Metropolitana às 10h e caminhar em uma fila silenciosa com cartazes e camisetas pretas até o Trapiche da Avenida Beira-Mar. “Estima-se que apenas 1% das vítimas do tráfico de pessoas em todo o mundo são resgatadas. A intenção é que estejamos caminhando por todas aquelas que ainda estão presas e não podem falar em seu nome”, diz a estudante de Direito a UFSC Giovana Gheller, coordenadora da caminhada a nível local.

A estratégia operacional da Ong A21 para combater o tráfico de seres humanos é “alcançar, resgatar e restaurar”. O tráfico humano é a terceira indústria criminosa mais lucrativa do mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), perdendo apenas para o narcotráfico e a indústria bélica. “Apesar de ser um crime hediondo, pouco se fala sobre o tráfico de pessoas na mídia e até mesmo na pesquisa acadêmica no Brasil. Esse é um dos motivos pelos quais estamos trazendo a caminhada pela primeira vez aqui para Florianópolis”, diz Giovana.

No ano passado foram realizadas mais de 400 caminhadas em 50 países ao redor do mundo. “Juntos, atingimos mais de 70 milhões de pessoas através das mídias sociais. Cada passo contou. Cada passo fez a diferença” diz Giovana. A estudante deixa claro que o evento não é um protesto, mas sim uma caminhada silenciosa, em fila única, em nome dos milhões de homens, mulheres e crianças que ainda hoje estão presos na escravidão. Para participar, é preciso fazer inscrição antecipada _ este é um procedimento padrão de segurança da Ong _ através do link https://goo.gl/forms/7EKA4HJ75t6kPZSJ2 .

SAIBA MAIS

Local/Itinerário: Largo da Catedral Metropolitana – R. Tenente Silveira – R. Deodoro – Av. Pref. Osmar Cunha – Av. Prof. Othon Gama D’Eça – Av. Jorn. Rubens de Arruda Ramos – Praça de Portugal (Em frente ao Trapiche da Beiramar).

Data: 20 de Outubro de 2018.

Horário: das 10h30min às 12h00.

Nas Redes Sociais: Facebook – Equipe A21 Brasil / Evento Caminhada

caminhada
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação