Mais de 80 litros de refri por ano são consumidos pelos brasileiros. O dado é referente ao ano de 2012 e foi produzido pela empresa Nielsen. Mas o alto consumo não é motivo para comemorar.

Continua depois da publicidade

Leia outras notícias do dia

Cheinho de calorias vazias, em média, 150 por latinha, o refrigerante deve ser reduzido na dieta! Deixe-o somente como opção para um evento social, por exemplo. A nutricionista do Sesc Centro Deise Réus explica por que você deve abandonar o consumo desta bebida.

Leia mais notícias sobre Sua Saúde

Continua depois da publicidade

1. Calorias vazias

As calorias dos refrigerantes, umas 150 por lata, não têm nenhum nutriente. Por isso, são chamadas de vazias, o que significa que seu consumo não agrega nenhuma vitamina, só tem valor calórico.

2. Obesidade

O refri normal é rico em açúcar. Pesquisas cientifícias o apontam como um dos vilões da obesidade infantil, especialmente, no Brasil.

3. Adoçante

Refri zero/light é cheio de aspartame. Seu uso excessivo faz mal à saúde porque causa dor de cabeça, perda de memória, perda neurológica e alergias.

Continua depois da publicidade

4. Aumenta a vontade de comer doce

O aspartamente desperta necessidade maior de consumo de açúcar. Portanto, quem toma o refri zero vai acabar com a maior vontade de se atirar num docinho depois.

5. Causa celulite

O refrigerante potencializa a retenção de líquidos no corpo. Com isso, a pessoa terá de fazer mais exercícios para conseguir liberar este líquido do corpo. Com esta dificuldade, a celulite acaba instalando-se e fazendo a festa.

6. Não mata a sede

Refri não mata a sede. Ele só dá a sensção devido à diferença de temperatura _ geralmente, a gente toma o refri bem gelado. A médio e curto prazos, ele vai acabar desidratando ainda mais o organismo por causa do açúcar, e o corpo vai precisar de mais água para manter o equilíbrio.

Continua depois da publicidade

7. Falta de nutrientes

As 150 calorias da latinha equivalem a um copo de leite ou de frutas bem elaborado. A diferença aqui é que estas outras opções vão trazer nutrientes.

8. Cafeína

Se você toma o refri para ficar “ligado”, prefira o café. Sem açúcar, de preferência.

9. Dependência

Não pare imediatamente de beber refri porque é mais difícil. Vá aos poucos: bebendo só em eventos sociais, por exemplo, até parar por completo.

10. Metabolismo

Que tal, no lugar do refri, beber água aromatizada? Misture casca de frutas e água com gás. Acrescente termogênicos como canela e gengibre para dar uma acelerada no metabolismo, o que não acontece quando você toma o refri.

Continua depois da publicidade