A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgou nesta segunda-feira (16) um novo boletim sobre os casos de sarampo em Santa Catarina. São 218 confirmados até o momento em 2019, sendo que 61,4% foram registrados em 13 cidades da região Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

Joinville lidera o ranking estadual com 85 casos confirmados pela Dive. A Secretaria de Saúde municipal chegou a divulgar na semana passada que a cidade havia registrado 86 casos da doença, mas o boletim estadual aponta uma ocorrência a menos. O município representa 38,9% de todos os casos do Estado.

Na sequência, logo atrás de Florianópolis (29) e Concórdia (18), aparece na quarta colocação a cidade de Jaraguá do Sul com 12 casos. Três cidades do Planalto Norte aparecem em seguida: Canoinhas (11 casos), Porto União (9) e São Bento do Sul (4).

Os demais municípios do Norte que já registraram casos do sarampo são: Barra Velha (3); São Francisco do Sul, Guaramirim e Monte Castelo com dois; Balneário Piçarras, Schroeder, Mafra e Araquari com um caso.

Histórico de sarampo em Santa Catarina

Segundo a Dive-SC, a circulação endêmica do vírus do sarampo foi interrompida em 2000 em Santa Catarina. Desde então, registraram-se casos esporádicos e importados em 2001 (1 caso), 2003 (2 casos), 2005 (4 casos) e 2013 (1 caso), todos relacionados com histórico de viagens internacionais identificados com genótipo que circula no continente europeu. Os últimos óbitos no estado foram registrados em 1992.

Continua depois da publicidade

Em 2019, foram notificados 750 casos suspeito, sendo descartados 420 casos, 218 confirmados e 112 estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Vacinação em Joinville

As 55 unidades básicas de saúde estão disponíveis para vacinação de segunda a sexta-feira, em todas as regiões da cidade. Aos fins de semana, até o dia 22 de dezembro, a UBSF Bucarein, na rua Inácio Bastos, 555, oferece atendimento das 9 às 18 horas, além do atendimento diário até as 21 horas. Funcionam até as 22 horas as UBSFs Jarivatuba, Fátima e Floresta, além da UBSF Boehmerwald, que atende até as 21 horas, e a UBSF Costa e Silva, até as 20 horas

Alerta para vacina

A Secretaria da Saúde pede o comparecimento de pessoas que estiveram nos eventos abaixo citados para procurarem uma unidade de saúde. O motivo desta orientação se deve ao fato de que pessoas com suspeita de contágio pelo sarampo estiveram presentes nestes locais:

22/11 – Segue Baile – Square Garden

01/12 – Convenção Tatuagem – Expoville

30/11 – Formatura Exathum – Square Garden

30/11 – Baile do Rei e Rainha – Sítio Novo

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total