Continua depois da publicidade

No dia 10 de fevereiro é celebrado entre os fiéis da Igreja Católica o ‘Dia da Santa Escolástica’, virgem irmã gêmea de São Bento. Conhecida por sua dedicação à vida religiosa e profunda espiritualidade, ela é padroeira das monjas, das crianças que sofrem com convulsões e das cidades de Le Mans, na França, e Alcolea de Calatrava, na Espanha.

Segundo a tradição, Escolástica desempenhou um papel fundamental na história do monasticismo cristão, especialmente na fundação da vida monástica feminina, ajudando diversas mulheres, incluindo a si mesma, a se converterem. Sua trajetória foi marcada por uma profunda busca pela santidade e entrega total à vontade de Deus, o que faz dela inspiração entre os devotos até hoje.

Origem e vocação de Santa Escolástica

Escolástica e Bento nasceram na cidade de Nórcia, na Itália, por volta de 480. Filhos de uma família rica e nobre, eles cresceram sem mãe, pois a perderam no parto. No entanto, mesmo diante da ausência da matriarca, receberam uma educação primorosa quanto à fé cristã, tanto que Escolástica, ainda jovem, decidiu se consagrar totalmente a Deus, tornando-se monja.

Apesar do seu voto de castidade, a história conta que ela ainda não tinha certeza sobre como deveria seguir o chamado para servir ao Senhor. Mas a dúvida durou pouco, pois logo Bento fundou a Ordem Beneditina e o primeiro mosteiro Cristão, inspirando a irmã a direcionar toda a sua vocação para um bem maior: a criação do ramo feminino da Ordem dos Beneditina.

Continua depois da publicidade

Orações à Santa Escolástica clamam por sua intercessão e sabedoria (Imagem: Nastyaofly | Shutterstock)

Orações para Santa Escolástica

A seguir, confira 3 orações para homenagear e clamar por Santa Escolástica:

1. Oração à Santa Escolástica

Santa Escolástica, pelo mistério da comunhão dos santos, ouso lhe pedir a graça de silenciar e não procurar conversas que não me levem para as ‘coisas do Alto’. Peço-te a graça de, no ambiente onde eu vivo e trabalho, ser um instrumento da paz, como também amar os meus irmãos como você amou São Bento, seu irmão gêmeo. Amém.

2. Oração pela intercessão de Santa Escolástica

Ó Deus, que prometestes habitar nos corações puros, dai-nos, pela intercessão de Santa Escolástica, viver de tal modo, que possais fazer em nós a vossa morada. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

3. Oração para ter sabedoria

Ó Deus, Pai de misericórdia, Santa Escolástica mostrou que nossa missão é servir, é carregar os fardos uns dos outros, é promover a harmonia e a paz entre todos os homens. Dá-nos compreender em profundidade esses teus desígnios, para que nos aproximemos de Ti, para que Te reconheçamos nos irmãos e para que Te louvemos e bendigamos sem cessar. Amém.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total