publicidade

Entretenimento
Navegue por

Lazer

36ª Festa Pomerana abre as portas nesta quarta-feira  

Cultura germânica, gastronomia típica, danças e competições prometem animar os visitantes durante os 13 dias de programação  

09/01/2019 - 09h00 - Atualizada em: 09/01/2019 - 09h28

Compartilhe

Adriano
Por Adriano Lins
(Foto: )

A 36ª edição da Festa Pomerana abre as portas para o público nesta quarta-feira e segue até o dia 21 de janeiro. A festa criada em 1984 valoriza as características da cultura brasileira de origem alemã e neste ano comemora os 60 anos de emancipação de Pomerode. A organização da festa espera receber cerca de 80 mil visitantes nos 13 dias da festa, entre moradores da região e veranistas que estão no Litoral.

– Há anos que divulgamos a festa no Litoral de Santa Catarina. É uma forma de oportunizar aos turistas conhecerem as festas que valorizam a cultura germânica, fora do período de outubro. Um movimento articulado desde a primeira edição, pensando em atrair um público maior e divulgar a cultura e a região como um todo – diz Ivone Lemke, diretora-executiva da Fundação Cultural de Pomerode.

Entre as atrações, destaque para a gastronomia local, com direito a alimentação inclusiva, com opções de cardápio para quem tem alergia a glúten e intolerância à lactose, uma novidade nesta edição. A área gastronômica também foi aumentada, para melhor atender o público.

Diariamente, os visitantes poderão escolher as Delícias da Festa Pomerana. Um prato típico da gastronomia alemã, doce ou salgado, além de cerveja artesanal produzida localmente, estarão na disputa pela melhor receita comercializada na festa. Quem escolhe é o próprio público, que experimenta a produção e dá notas. A festa oferece apenas cervejas produzidas artesanalmente na região. Segundo a organização, no ano passado, o consumo ultrapassou 159 mil copos de chope.

Nesta edição outro destaque da programação é o 2º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige, instrumento de percussão trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães conhecido como “violino do diabo”. De acordo com a tradição, ele deve ser fabricado pelo próprio instrumentista. Os tocadores de bandoneon que atuam no Vale também enriquecem a programação musical da festa. Juntamente com os músicos locais, a edição vai contar com a presença de tocadores da cidade de Eibenstock, local que abriga a última fábrica do instrumento na Alemanha.

Competições típicas

Os visitantes da festa vão poder participar de vários desafios típicos nas dependências do Pavilhão Cultural, em Pomerode. As competições de lenhador (Holzhacker) e serrador (Baumstammwettsägen) resgatam antigas práticas dos colonizadores em provas diárias.

Para quem é bom de garfo, poderá concorrer ao título de comedor de linguiça na prova AllesWurst (“É tudo linguiça”), que consiste em comer um salsichão de 23 centímetros no menor tempo possível. Meterbier (chope em metro), Fassrennen (Corrida do Barril) e o Tauziehen (Cabo de Guerra Alemão) completam a programação de competições da Festa Pomerana.

Desfiles

A realeza da festa, integrantes dos clubes de caça e tiro, grupos de música, de dança e de teatro, vão desfilar trajados tipicamente na Rua XV de Novembro seguindo até o Parque de Eventos.

Os desfiles, com o tema “Pomerode - 60 anos de Tradição”, estão previstos para quintas e sextas-feiras, às 19h, sábados, às 18h, e domingos, às 9h30min. Nesta 36ª edição da Pomerana estão previstas ainda desfiles especiais no primeiro e último dia de festa, sempre às 19h.

Serviço

- O quê: 36ª Festa Pomerana

- Quando: de 9 a 21 de janeiro

- Onde: Parque Municipal de Eventos, em Pomerode

- Distância para a BR-101 em Navegantes: 76 km

- Ingressos: Quartas, quintas e domingos, R$ 12; Sextas e sábados, R$ 30; segundas, terças e na primeira quarta-feira: entrada gratuita. Diariamente haverá gratuidade para visitantes com traje típico completo e crianças até 12 anos. O meio ingresso vale para estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos, portadores de deficiência, doadores de sangue registrados e beneficiários do ID Jovem.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação