Crianças e jovens do Brasil, entre 7 e 16 anos, que queiram estudar música orquestral podem participar do processo seletivo do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, localizado em Joinville. As inscrições estão abertas até o dia 10 de janeiro de 2021 para Iniciação musical: prática instrumental com violino, viola, violoncelo, flauta doce, flauta transversal, clarinete, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, trombone baixo, tuba e percussão erudita.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Neste ano, por causa da pandemia, na primeira etapa eliminatória de inscrição, é obrigatório o envio de um vídeo da criança tocando o instrumento desejado. Não serão aceitas inscrições sem o envio do vídeo.
Os candidatos pré-selecionados serão chamados para um encontro presencial, respeitando todos os protocolos de segurança, para avaliar o grau de conhecimento musical do candidato, seu interesse específico por um instrumento e sua aptidão, além de entrevista com a presença do responsável para conhecer aspectos da criança e de seus familiares que possam ser relevantes para o sucesso dos cursos.
> Cantora Monica Possel, de Joinville, ganha prêmio internacional de Melhor Vocalista
Continua depois da publicidade
Os cursos oferecidos pelo Musicarium têm o objetivo principal de formar a base para a constituição de orquestras de alta performance. Atualmente, o Musicarium tem 200 alunos e já conta com uma Orquestra Infantojuvenil formada por 55 crianças e jovens. A proposta é em 2025 lançar a Orquestra Juvenil e em 2030 a Orquestra Filarmônica Brasileira.
— Queremos crianças e jovens que queiram seguir carreira em música orquestral. Em nossa academia os cursos têm duração de cerca de nove anos. Preparamos músicos de excelência e cidadãos éticos e comprometidos para o futuro — diz Sérgio Ogawa, diretor presidente e Maestro do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.
A lista dos aprovados será divulgada em 3 de fevereiro de 2021. As aulas iniciam dia 23 de fevereiro.
> Cantor catarinense grava single em Recife, inspirado no carnaval
A história do Musicarium
Desde 2017, o Musicarium atende crianças e jovens, de 4 a 17 anos de idade — até 2020, era chamado de Coree Institute. Cerca de 200 alunos compõem o quadro discente da instituição e todos são bolsistas. O objetivo é aumentar esse número para 400 alunos nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
A formação destas novas gerações de músicos é possível com o apoio de patrocinadores, doadores empresariais e da sociedade civil. Mais de 80% dos alunos vêm da rede pública de ensino, tendo como garantia a acessibilidade artística e pedagógica, com a oportunidade, por intermédio de um processo seletivo anual, de crianças e jovens de todo o Brasil poderem se inscrever.
*Isadora Nolf é estagiária e assina sob supervisão de Cláudia Morriesen. (claudia.morriesen@somosnsc.com.br).