As primeiras informações sobre a queda de um caminhão do Exército em uma ribanceira de 20 metros no bairro Progresso, em Blumenau, na manhã desta quarta-feira (16) sugerem que o acidente foi uma fatalidade. A avaliação, preliminar, é de Cicero Andreazza, diretor da Central de Controle Operacional (CCO), que monitora o trânsito na cidade. Ao menos duas mortes já haviam sido confirmadas até o início da tarde.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
Apesar da Rua Belmiro Colzani ser de chão batido, estreita, estar em uma área de mata e merecer atenção especial dos motoristas, não havia indícios ou problemas registrados anteriormente na via que merecessem alguma intervenção maior, diz Andreazza. Com o que já recebeu de informação até agora e pelo acidente ter ocorrido à luz do dia, ele trata o caso como isolado.
— De forma geral, em condições como aquela, uma via local com baixo fluxo de veículos, acidentes assim naturalmente não são comuns — diz.
A Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau computou um único acidente na Rua Belmiro Colzani em 2021. Foi em setembro, quando um carro também caiu em uma ribanceira. O motorista, um homem que estava sozinho no veículo, estava inconsciente quando o socorro dos bombeiros chegou. Nenhuma ocorrência havia sido registrada no local neste ano até esta quarta.
Continua depois da publicidade
Segundo Andreazza, o foco da CCO pela manhã foi abrir caminho no trânsito para a chegada das ambulâncias e das equipes de resgate ao local e para o posterior transporte das vítimas aos hospitais, por se tratar de um deslocamento relativamente longo neste tipo de situação.
Somente depois que as causas do acidente forem esclarecidas e de ter acesso ao local, a CCO deve reunir as informações e avaliar se será necessário tomar alguma providência. A central não tem estatísticas concretas do fluxo de veículos naquela região, mas considera o movimento baixo. Hoje essa análise é feita com mais precisão apenas em corredores viários maiores da cidade.
