nsc

publicidade

Outubro Rosa

Ações especiais do Outubro Rosa começam nesta quinta-feira em Joinville

Atividades conscientizam sobre a prevenção do câncer de mama

01/10/2015 - 05h40 - Atualizada em: 05/10/2015 - 07h09

Compartilhe

Por Redação NSC
Por meio do autoexame, Ariane da Silva detectou um nódulo no seio esquerdo em outubro do ano passado
Por meio do autoexame, Ariane da Silva detectou um nódulo no seio esquerdo em outubro do ano passado
(Foto: )

Doença rara antes dos 40 anos, mas com uma incidência que cresce rapidamente a partir dessa idade, o câncer de mama é o mal que mais mata mulheres no Brasil. Para incentivar a prevenção, o movimento Outubro Rosa, celebrado mundialmente, foi abraçado por Joinville. O mês será de alerta sobre essa doença silenciosa, que já vitimou 25 mulheres no município neste ano, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.

Inscreva-se para participar da Sessão Rosa de Cinema

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Para chamar a atenção para a prevenção, a Rede Feminina de Combate ao Câncer irá realizar diversas ações a partir de hoje. A programação prossegue até o fim do mês. Além disso, a cidade estará iluminada com luzes cor-de-rosa em quatro pontos: Prefeitura, rua das Palmeiras, Secretaria Municipal da Saúde e o jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ).

O número de casos de câncer de mama em mulheres está crescendo e não há apenas um motivo para o aumento. No entanto, há a possibilidade de cura quando detectado precocemente.

A maioria das ocorrências envolvem mulheres com mais de 50 anos. No entanto, as mais jovens também devem ficar atentas. O cirurgião mastologista Fabrício Morales Farias ressalta que o registro de mulheres com menos de 30 anos chega a ser de 1% e, geralmente, essas pacientes têm familiares com a doença.

Um desses casos em Joinville é o de Ariane da Silva, de 29 anos. Ela conta que faz oautoexame desde a adolescência e detectou um nódulo no seio esquerdo em outubro do ano passado.

Até agora, foram 15 sessões de quimioterapia no Hospital São José. O tratamento resultou na diminuição do tumor. Assim, será possível realizar a cirurgia de retirada do nódulo no fim do ano, preservando o seio.

- Prefiro não ter cabelo a não ter saúde. Se esse for o preço para ser saudável, eu aceito. Para me animar, vario nos acessórios - comenta, apontando para o chapéu.

Outra paciente fora da idade de risco é a assistente comercial Gabriela Fonseca Gonçalves, de 23 anos. Ela também descobriu um nódulo no seio ao fazer o autoexame, em outubro de 2014. Nesta semana, retirou as duas mamas. Ela tem caso da doença na família: uma das tias teve câncer de mama aos 34 anos.

- Saber que você tem câncer mexe com o psicológico, né? Foi como se o mundo tivesse acabado. O que me ajudou foi o apoio da família e amigos - conta.

Hoje, Gabriela está empolgada, organizando o casamento, que está marcado para o ano que vem. Foi uma surpresa. O namorado fez o pedido assim que soube da doença. A filha de um ano é outra fonte de esperança.

Prevenção preserva vidas

A orientação médica é de que, a partir dos 40 anos, as mulheres façam a mamografia uma vez a cada ano. Mas o autoexame deve ser feito, mensalamente, a partir dos 20 anos. O cirurgião mastologista Fabrício Morales Farias chega a atender de quatro a seis casos de câncer de mama por semana.

- O mais importante é não esperar os sintomas para fazer os exames. O diagnóstico precoce garante um resultado positivo nos tratamentos. O primeiro passo é o exame de toque - orienta o mastologista.

Segundo ele, 30% a 35% das pacientes acabam morrendo devido à descoberta tardia.

Na integra o movimento

O jornal "A Notícia" une-se a movimentos de luta contra o câncer de mama em todo o mundo ao realizar, pelo quarto ano consecutivo, o Projeto Outubro Rosa, que oferece palestras, workshops e conteúdos especiais ao público joinvilense sobre a prevenção da doença.

Na edição de 2015, uma das principais novidades é uma obra do artista plástico Juarez Machado, criada exclusivamente para a campanha. A arte estampará camisetas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville, e todo o dinheiro arrecadado com as peças será revertido para a instituição.

A programação das ações especiais do Projeto Outubro Rosa, sempre no Shopping Mueller, começa na segunda-feira, às 19 horas. A primeira atividade é a Sessão Rosa de Cinema, no GNC Mueller, em que será exibido o filme Evereste com pipoca e refrigerante de graça para os selecionados. Para participar, basta preencher o formulário online disponível no site AN.com.br.

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior:

* Priscila Andreza é estudante de jornalismo e é estagiária em "AN".

Deixe seu comentário:

publicidade