A Aeronáutica anunciou nesta segunda-feira que estendeu o prazo para a entrega das propostas de venda de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a Aeronáutica, o prazo, que terminava hoje, foi prorrogado para o dia 2 de outubro a pedido das empresas que participam da licitação, para que elas possam melhorar as ofertas.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, proposta da Suécia oferecia ao Brasil caças Gripen NG pela metade do preço dos caças franceses Rafale. A empresa disputa com a norte-americana Boeing e a francesa Dassault o fornecimento de aviões de combate à Força Aérea Brasileira. O negócio está avaliado em pelo menos US$ 4 bilhões.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, ironizou, na última sexta-feira, a proposta da Suécia de oferecer dois aparelhos pelo preço de um.
– Isso aí é aquilo… Venda casada? Você compra uma garrafa de cerveja e ganha quatro de guaraná.
De acordo com o Comando da Aeronáutica, os concorrentes estão sendo avaliados em cinco áreas prioritárias: transferência de tecnologia; domínio brasileiro do sistema de armas oferecido; acordos de compensação e participação da indústria nacional, além de aspectos técnico-operacional e comercial.
Continua depois da publicidade
Conheça as propostas dos principais caças:
